metropoles.com

CBF repudia e STJD diz que não cabe punição em caso de ataque a ônibus

Ataque com pedras que feriu jogadores aconteceu fora do estádio, por isso não há previsão de punição em âmbito esportivo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de jogador do Fortaleza ensanguentado - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de jogador do Fortaleza ensanguentado - Metrópoles - Foto: Reprodução

O ataque ao ônibus do Fortaleza na noite desta quarta-feira (21/2) não deve resultar em punições esportivas para o Sport. Após a partida entre as duas equipes pela Copa do Nordeste, que terminou empatada em 1×1, o veículo que levava a equipe visitante da Arena Pernambuco para o hotel da delegação foi atacado a pedradas por torcedores da equipe do Recife. Seis jogadores se feriram e precisaram ser encaminhados ao hospital para tomarem suturas e exames.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva explicou que, como o caso aconteceu fora das dependências do estádio, não cabe punições em âmbito esportivo, apenas criminal. E essa investigação já está a cargo da Secretaria de Segurança Pública do estado. A exceção é em caso de algum dos envolvidos ser identificado como membro oficial de torcidas organizadas.

 

Veja a nota divulgada pelo STJD

“O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol vem a público informar que tomou conhecimento do episódio de violência contra o ônibus do Fortaleza na noite desta quarta, 21 de fevereiro, após o empate com o Sport, pela Copa do Nordeste. Por se tratar de infração ocorrida fora do estádio, o Tribunal do Futebol destaca que a competência para análise e denúncia é exclusiva da Secretaria de Segurança Pública do estado.

Cumpre destacar ainda que, caso haja a identificação dos responsáveis pelos atos, a Procuradoria analisará possíveis medidas contra as torcidas identificadas.

O STJD lamenta que episódios como esse ainda aconteçam no futebol brasileiro e reafirma o compromisso de trabalhar por um futebol mais justo e sem violência.”

 

CBF apenas aplica punições 

A CBF também divulgou na manhã desta quinta-feira (22/2) uma nota em que repudia os violentos ataques. Questionada, informou que não é prerrogativa da entidade punir, apenas aplicar as decisões da Justiça Desportiva, como perda de mando de campo, jogos com portões fechados, suspensão de torcidas organizadas, entre outras. Ou seja, se o caso não for analisado pelo STJD, o mais provável é que ninguém seja punido em âmbito esportivo.

 

Esfera criminal

Na esfera criminal, o ataque está sendo investigado. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, prometeu punir os responsáveis. Ela afirmou que o ato foi cometido por “criminosos”, não torcedores.

Veja a publicação:

 

Publicação de raquel Lyra no X.
Tweet de Raquel Lyra

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?