CBF adia jogos de gaúchos, mas não vai paralisar calendário do futebol
CBF decidiu pela suspensão de jogos de times do RS, como mandantes e visitantes, em todas as divisões. Outras partidas estão mantidas
atualizado
Compartilhar notícia
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não vai paralisar o calendário nacional de competições, apesar da movimentação de alguns clubes e atletas neste sentido por causa da tragédia que atinge o Rio Grande do Sul. A entidade divulgou um comunicado na tarde desta terça-feira informando que partidas que envolvam times gaúchos, seja como mandantes ou como visitantes até o dia 27 de maio, em todas as categorias do futebol brasileiro, serão adiadas. As novas datas ainda devem ser definidas.
A medida afeta as quatro divisões do Campeonato Brasileiro masculino (A, B, C e D), o Brasileirão Feminino (A1, A2 e A3), a Copa do Brasil, e o Brasileirão Sub-20 masculino e feminino. A CBF atendeu a um pedido feito nesta segunda-feira pela Federação Gaúcha de Futebol.
Na semana passada, a entidade suspendeu jogos de times do estado no fim de semana aguardando a evolução da situação das chuvas. Mas o cenário não tem melhorado, com a quantidade de vítimas fatais crescendo diariamente.
Na Série A, da qual participam Grêmio, Internacional e Juventude, três jogos que aconteceriam no último fim de semana já foram afetados. A próxima rodada do Brasileirão tem início no próximo fim de semana. Inter e Juventude se enfrentariam em um clássico estadual na segunda-feira (13/5), e o Grêmio entraria em campo no sábado, contra o Atlético-MG.
Isso porque o meio da semana tem jogos de competições continentais, e há gaúchos na disputa. O Grêmio deveria jogar nesta quarta-feira (8/5), contra o Huachipato, no Chile, pela Libertadores. Já o Inter entraria em campo na terça-feira (7/5) contra o Real Tomayapo, na Bolívia, pela Copa Sul-Americana. Mas a Conmebol também suspendeu as partidas.
Os estádios de Grêmio e Internacional ainda ficaram completamente inundados. E atletas dos clubes e também de outras modalidades têm se unido a correntes em apoio às vítimas da tragédia.
Veja o comunicado oficial da CBF.
“Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF manifesta sua total solidariedade à população gaúcha e reforça que o foco atual é o atendimento às suas necessidades imediatas e emergenciais.
A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima.
Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.”