metropoles.com

Caso Rubiales: Fifa rejeita recurso contra suspensão de dirigente

Com a decisão, a Fifa mantém a suspensão de três anos, que se estenderá até depois da Copa do Mundo masculina de 2026

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ANP via Getty Images
Imagem colorida de Luis rubiales olhando para cima - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Luis rubiales olhando para cima - Metrópoles - Foto: ANP via Getty Images

Luis Rubiales, ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), sofreu novo revés nesta sexta-feira (26/1), em mais um desdobramento do beijo não consentido que deu na jogadora Jenni Hermoso, da seleção espanhola de futebol. O ex-dirigente teve rejeitado recurso que apresentou junto à Fifa para tentar reverter sua suspensão de três anos.

O Comitê de Apelação da Fifa recusou o pedido de Rubiales para rever a punição aplicada ainda no ano passado, no mês de outubro Historicamente, as decisões do órgão raramente divergem dos veredictos originais do Comitê Disciplinar da entidade máxima do futebol mundial. Mas é um passo necessário para o espanhol tentar levar o caso para a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês).

“A Fifa reitera o seu compromisso absoluto de respeitar e proteger a integridade de todas as pessoas e de garantir que as regras básicas de conduta decente sejam respeitadas”, disse a entidade, em comunicado.

Com a decisão, a Fifa mantém a suspensão de três anos, que se estenderá até depois da Copa do Mundo masculina de 2026. A punição expirará antes do próximo torneio feminino, em 2027. A autoridade desportiva espanhola também o considerou inapto para ocupar um cargo de gestão desportiva durante três anos.

A punição foi anunciada em outubro, um mês após ele renunciar à presidência da RFEF e à vice-presidência da Uefa. Rubiales resistiu a tomar estas decisões, após forte pressão das jogadoras da seleção espanhola, de entidades mundiais e até do governo espanhol.

Rubiales vem sofrendo diversas punições por causa do beijo não consentido que deu na atacante Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo feminina, do ano passado, na Austrália e na Nova Zelândia. O ato acabou ofuscando a festa da seleção espanhola, que se voltou contra o então dirigente após o episódio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?