metropoles.com

Caso Arnautovic: as cicatrizes dos conflitos entre sérvios e albaneses

Comemoração do atacante reacende a rivalidade no âmbito esportivo, que já teve episódios de provocações e até violência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Mihailescu – Pool/Getty Images
Marko Arnautovic
1 de 1 Marko Arnautovic - Foto: Daniel Mihailescu – Pool/Getty Images

O jogo entre Áustria e Macedônia do Norte tinha tudo para ser apenas mais um na rodada de abertura da Eurocopa. Mas a comemoração de Marko Arnautovic, atacante da Áustria, no terceiro gol na vitória por 3 x 1 abriu um debate  sobre ódio.

Marko fez um sinal de “OK” com as mãos enquanto falava de maneira ríspida contra Ezgjan Alioski, da Macedônia do Norte. Poderia passar desapercebido caso o sinal não fosse um código utilizado para identificar supremacistas brancos.

Esse símbolo ficou conhecido no Brasil recentemente depois que Filipe Martins, assessor do presidente Jair Bolsonaro, fez o gesto durante uma sessão do Senado.

A suspeita de uma suposta simbologia racista fez com que a Uefa abrisse uma investigação contra o atacante. Em sua defesa, o jogador negou a acusação de racismo. O atacante pediu desculpas pelas “palavras acaloradas” que teria dito ao lateral e se disse defensor da diversidade.

Marko, de origem sérvia,  teria dito a Ezgjan, de origem albanesa: “Estou fodendo sua mãe albanesa”. Por mais que pareça uma ofensa comum, há um contexto político muito mais complexo e explosivo por trás.

Como resposta, a Uefa divulgou a punição de Arnautovic nesta quarta (16/6). A federação puniu o atacante por “insulto a outro atleta”, sem enquadrar o jogador na denúncia de racismo e discriminação.

Mas afinal, o que albaneses e sérvios tem a ver com um jogo entre Áustria e Macedônia? Os dois povos já se envolveram em diversos conflitos e essa rivalidade geográfica histórica já se apresentou no futebol em outros momentos.

Contexto histórico

Com 90% da população de origem albanesa, o Kosovo era uma das regiões autônomas que faziam parte da Iugoslávia. No entanto, a minoria sérvia perseguia e dominava a região com o apoio do governo central da Iugoslávia. As tensões entre os dois povos cresceu à ponto dos kosovares iniciarem um movimento separatista em 1996.

Sob às ordens de Slobodan Milosevic, líder da Iugoslávia, o movimento dos albaneses foi duramente oprimido. As tensões atingiram um ápice no ano de 1998, quando Milosevic passou a ser acusado de massacrar os kosovares de origem albanesa. Sem um acordo diplomático, a Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte) interviu na região e após quase três meses, obrigaram os sérvios a deixaram a região.

Mesmo 20 anos após o fim do conflito, a Sérvia segue sem reconhecer a independência do Kosovo, mantendo acesa a chama do ódio entre as duas nacionalidades.

Xhaka e Shaqiri na Copa do Mundo de 2018

Na Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia, Suíça e Sérvia se enfrentaram no estádio de Kaliningrado, pela segunda rodada da fase de grupos. Depois da Sérvia sair na frente com gol de Mitrovic, a Suíça conseguiu uma virada heroica com gols de Xhaka e Shaqiri, ambos jogadores suíços de origem kosovar.

 

Em suas comemorações, os dois atletas fizeram questão de lembrar suas raízes e reproduziram com as mãos o símbolo da águia negra, que estampa a bandeira da Albânia.

Shaqiri e Xhaka

A comemoração não foi bem vista por suíços, muito menos por sérvios, que entenderam a ação como clara provocação. A Fifa não fez diferente, investigou os dois atletas , e posteriormente aplicou uma multa 10 mil francos suíços para cada um.

Drone, bandeira, provocação e (muita) porrada

Em 2014, um episódio bem mais grave ocorreu dentro do campo relembrando o conflito. Quis o destino que Sérvia e Albânia se enfrentassem durante as Eliminatórias para a Eurocopa de 2016, realizada na França. O contexto fez com que as partidas de ida e volta fossem disputadas apenas com uma torcida, para evitar violência, mas não adiantou.

Aos 41 minutos da primeira etapa, um drone com uma bandeira do Kosovo invadiu o campo. Mitrovic, o mesmo que marcou o gol anos depois contra a Suíça, capturou a bandeira em apoio aos kosovares e albaneses. Como resposta, jogadores da seleção albanesa partiram para cima do atleta dando início a uma briga generalizada.

A partida foi cancelada por falta de segurança e as duas federações foram multadas. Na volta da delegação albanesa, torcedores foram receber a equipe como se tivessem vencido um campeonato.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?