metropoles.com

Casa Civil diz que jogadores argentinos entraram de maneira irregular no Brasil

Em nota, órgão confirma que coube a Anvisa executar a norma estabelecida em portaria e chancelada pelo Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Brasil Argentina
1 de 1 Brasil Argentina - Foto: null

A Casa Civil divulgou uma nota, na tarde desta segunda-feira (6/9), afirmando que os quatro jogadores argentinos, que atuam na Inglaterra e participariam da partida contra o Brasil pelas Eliminatórias nesse domingo (5/9), sem seguir o protocolo de saúde estabelecido, entraram no país de maneira irregular.

No comunicado, o órgão destaca que não houve nenhum tipo de pedido excepcional que garantiria a entrada dos atletas.

“No caso dos jogadores argentinos, cabe esclarecer que não houve qualquer solicitação de excepcionalidade anterior ao voo de entrada dos jogadores no Brasil, impossibilitando qualquer tipo de atuação da Casa Civil”, informa o documento.

A nota ainda afirma que, com a entrada irregular, coube à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) executar a norma estabelecida na Portaria 655,  chancelada pelo Ministério da Saúde, destacando ainda o alerta feito pela Anvisa à Conmebol sobre a impossibilidade de os jogadores atuarem contra o Brasil nesse domingo (5/9).

Apesar da determinação da Anvisa para que os jogadores não permanecessem no paísConmebol e CBF chancelaram a presença dos atletas na partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Veja a nota completa da Casa Civil

A Casa Civil da Presidência da República esclarece que, de acordo com o artigo 10 da Portaria 655, de 23 de junho de 2021, é de sua competência institucional a coordenação, junto à Anvisa, ao Ministério da Saúde e a outros órgãos, da análise de pedidos de entrada excepcional no país de pessoas oriundas do Reino Unido sem a devida quarentena prevista na Portaria. Após a análise, que é técnica, a Casa Civil comunica a decisão dos órgãos.

Exemplo desse tipo de atuação da Casa Civil é a coordenação da autorização excepcional de entrada no país concedida em maio e junho deste ano, a jogadores brasileiros oriundos do futebol inglês, na preparação para as eliminatórias da Copa do Mundo. Neste caso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou pedido de excepcionalidade antes da entrada dos jogadores no país e se comprometeu a isolá-los na concentração da seleção, a reportar qualquer sintoma de Covid19 e a enviar todas as informações dos jogadores para controle do Ministério da Saúde.

No caso dos jogadores argentinos, cabe esclarecer que não houve qualquer solicitação de excepcionalidade anterior ao voo de entrada dos jogadores no Brasil, impossibilitando qualquer tipo de atuação da Casa Civil.

Após a entrada irregular dos jogadores argentinos no Brasil, coube à Anvisa cumprir a norma estabelecida na Portaria 655, decisão que foi chancelada pelo Ministério da Saúde, que notificou a Conmebol sobre a impossibilidade de atuação dos jogadores na partida.

Cabe esclarecer também que não compete à Casa Civil autorizar a entrada em campo de jogadores que já estejam no país e que não tenham cumprido as regras sanitárias brasileiras.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?