Carol Santiago é ouro nos 100m de costas nas Paralimpíadas de Paris
A brasileira soma mais uma medalha nos Jogos Paralímpicos disputados em Paris 2024. Este é ainda o sexto pódio de Carol Santiago
atualizado
Compartilhar notícia
Maria Carolina Santiago, também conhecida como Carol Santiago, conquistou a medalha de ouro nos 100m costas em Paris, o que a consolida como uma das grandes estrelas do Brasil nos Jogos Paralímpicos 2024. O pódio, deste sábado (31/8), é o seu sexto em Paralimpíadas e o quarto ouro, somando-se aos três ouros, uma prata e um bronze que conquistou em Tóquio 2020.
Na competição válida pela classe S12, destinada a pessoas com deficiência visual, Carol igualou-se à velocista Ádria dos Santos como a maior medalhista de ouro brasileira em Paralimpíadas. Além disso, ela estabeleceu um novo recorde das Américas na prova, com o tempo de 1min08s23.
Carol dominou a prova do início ao fim. Ela teve uma excelente largada e manteve o controle em cada braçada, apesar da forte concorrência da ucraniana Anna Stetsenko, que terminou em segundo lugar com o tempo de 1min09s43. O bronze foi para a espanhola Maria Delgado Nadal, que completou a prova em 1min11s33.
Carol compete em um total de sete provas em Paris. Além do ouro conquistado neste sábado, ela ficou em décimo lugar nos 100m borboleta S13, uma prova na qual não é especialista e em que compete contra atletas com menor grau de deficiência visual, na última quinta-feira (29/8).