metropoles.com

Campeonato Brasileiro de Muay Thai reúne amadores e profissionais no DF

Pesagem acontece nesta sexta-feira (16/10), no Taguatinga Shopping. Lutas serão neste sábado, no SEST/Samambaia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Divulgação
1 de 1 Divulgação - Foto: Divulgação

Pelo quinto ano consecutivo, o Distrito Federal recebe os melhores atletas de muay thai no Campeonato Brasileiro da modalidade. A disputa começa sem lutas, nesta sexta-feira (16/10), com a pesagem dos competidores. No sábado (17), no SEST/Samambaia, 120 atleta de nove estados, além do Distrito Federal, lutam pelo título nacional.

Entre os competidores profissionais, três atletas de Brasília buscam o título nacional: Vanuti Patrevi, uma das promessas do esporte na cidade; Bruno Valente, campeão sul-americano; e André Tavora, que tenta o cinturão do Gran Prix nacional.

A lista até poderia ser maior. Contudo, Daniel Santana não conseguiu encontrar um adversário. Ele desbancou todos atletas de duas categorias (até 75kg e até 81kg) e, depois disso, nenhum lutador quer enfrentá-lo. Por isso, o atleta segue ao exterior em busca de adversários.

Cuidados
Ainda que não tenha divulgação ampla, o muay thai cresceu nos últimos anos, o que pode ser notado pelo aumento do número de academias na cidade.

No entanto, vários desses profissionais não são sequer credenciados. “Nem todos que praticam a modalidade ou ministram as aulas são atletas”, lembra Sandro Luiz, organizador do campeonato. “Poucos levam o esporte profissionalmente.”

Prova disso é que o evento não contará apenas com os profissionais. A maior parte dos atletas é de novatos, a partir dos 15 anos, que ainda não pensam em carreira na luta. Com estes competidores, há uma preocupação maior com equipamentos de proteção.

Sem apoio
O evento não conta com apoio algum para esta temporada. A organização do evento conseguiu apenas as locações do Taguatinga Shopping e do Sest/Samambaia para a pesagem e a competição, respectivamente.

“Já estamos com um prejuízo de R$ 4 mil. Infelizmente, é uma tendência daqui do DF. Neste ano, fizemos um evento em Uberlândia (MG) e tivemos vários interessados. É uma pena que não tenha essa visão aqui”, lamenta Sandro.

Com a dificuldade em atrair patrocinadores, o torneio deve sair do Distrito Federal em 2016. Cidades de Santa Catarina e de Minas Gerais demonstraram interesse em receber o evento.

Agenda

Pesagem
Sexta-feira (16/10)
18h às 22h
Taguatinga Shopping – Praça de Vidro – Piso 3
Acesso Livre

Competição
Sábado (17/10)
9h às 18h30 – Card amador
19h às 23h – Card profissional

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?