Campeonato Brasileiro de Muay Thai reúne amadores e profissionais no DF
Pesagem acontece nesta sexta-feira (16/10), no Taguatinga Shopping. Lutas serão neste sábado, no SEST/Samambaia
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo quinto ano consecutivo, o Distrito Federal recebe os melhores atletas de muay thai no Campeonato Brasileiro da modalidade. A disputa começa sem lutas, nesta sexta-feira (16/10), com a pesagem dos competidores. No sábado (17), no SEST/Samambaia, 120 atleta de nove estados, além do Distrito Federal, lutam pelo título nacional.
Entre os competidores profissionais, três atletas de Brasília buscam o título nacional: Vanuti Patrevi, uma das promessas do esporte na cidade; Bruno Valente, campeão sul-americano; e André Tavora, que tenta o cinturão do Gran Prix nacional.
A lista até poderia ser maior. Contudo, Daniel Santana não conseguiu encontrar um adversário. Ele desbancou todos atletas de duas categorias (até 75kg e até 81kg) e, depois disso, nenhum lutador quer enfrentá-lo. Por isso, o atleta segue ao exterior em busca de adversários.
Cuidados
Ainda que não tenha divulgação ampla, o muay thai cresceu nos últimos anos, o que pode ser notado pelo aumento do número de academias na cidade.
No entanto, vários desses profissionais não são sequer credenciados. “Nem todos que praticam a modalidade ou ministram as aulas são atletas”, lembra Sandro Luiz, organizador do campeonato. “Poucos levam o esporte profissionalmente.”
Prova disso é que o evento não contará apenas com os profissionais. A maior parte dos atletas é de novatos, a partir dos 15 anos, que ainda não pensam em carreira na luta. Com estes competidores, há uma preocupação maior com equipamentos de proteção.
Sem apoio
O evento não conta com apoio algum para esta temporada. A organização do evento conseguiu apenas as locações do Taguatinga Shopping e do Sest/Samambaia para a pesagem e a competição, respectivamente.
“Já estamos com um prejuízo de R$ 4 mil. Infelizmente, é uma tendência daqui do DF. Neste ano, fizemos um evento em Uberlândia (MG) e tivemos vários interessados. É uma pena que não tenha essa visão aqui”, lamenta Sandro.
Com a dificuldade em atrair patrocinadores, o torneio deve sair do Distrito Federal em 2016. Cidades de Santa Catarina e de Minas Gerais demonstraram interesse em receber o evento.
Agenda
Pesagem
Sexta-feira (16/10)
18h às 22h
Taguatinga Shopping – Praça de Vidro – Piso 3
Acesso Livre
Competição
Sábado (17/10)
9h às 18h30 – Card amador
19h às 23h – Card profissional