Campeões do quê? Relembre polêmica com Dream Team do basquete dos EUA
Na retrospectiva esportiva do ano de 2024, reveja troca de farpas entre atletas dos EUA sobre título de “Campeões do Mundo” no basquete
atualizado
Compartilhar notícia
Começou com uma pergunta, que desencadeou uma verdadeira polêmica olímpica. Quando questionou “campeões de que” em alusão ao título dos vencedores da NBA que se autoproclamam campeões mundiais, o velocista Noah Lyles acendeu um rastilho de pólvora que chegou até os Jogos de Paris 2024, em um dos momentos marcantes do esporte no ano.
“Tenho que ver as finais da NBA e vê-los se chamando de ‘Campeões do Mundo’. Campeões mundiais do quê? Dos Estados Unidos? Não me leve a mal, eu amo os EUA, às vezes, mas não somos o mundo”, disse ele em entrevista durante uma competição de atletismo ainda em 2023.
E o atleta seguiu com a linha de raciocínio, fazendo comparações com a sua própria modalidade. “Aqui (no Mundial de Atletismo) sim somos o mundo. Aqui todos os países estão representados, lutando para ganhar. Na NBA não existem bandeiras. Devemos fazer mais. Devemos representar o mundo”, concluiu.
Talvez a intenção de Lyles não tenha sido a de provocar os jogadores da NBA, mas o efeito foi exatamente este. Muitos se manifestaram demonstrando descontentamento com a declaração, como Kevin Durant, Damian Lillard, Devin Booker, Tyler Herro e Aaron Gordon.
Vale ressaltar que, em 2023, a seleção americana de basquete, que levou à quadra um time alternativo, decepcionou ao terminar o Mundial da modalidade na 4ª colocação. Em 2024, a decisão foi por disputar os Jogos Olímpicos com força total, com os grandes nomes que disputam a NBA.
Resposta olímpica
Ainda por conta das declarações no ano anterior, Noah Lyles chegou aos Jogos de Paris com a inimizade dos fãs de basquete dos Estados Unidos. O velocista era considerado um dos favoritos, mas sofreu um duro golpe ao terminar com o bronze na prova dos 200m rasos. Na sequência, o Dream Team conseguiu uma virada história depois de começar perdendo para a Sérvia na semifinal. A vaga na decisão veio com provocações a Lyles.
Coube ao perfil oficial da Associação Americana de Basquete a resposta mais contundente após a conquista do ouro nas Olimpíadas de 2024. A USA Basketball fez uma publicação nas redes sociais com uma foto dos atletas com a medalha de ouro acompanhada da pergunta: “Somos os campeões do mundo agora?”, dizia a legenda.
Ver essa foto no Instagram
Em outra prova em paris, Lyles ficou com o ouro, por muito pouco, em Paris. O norte-americano Noah Lyles, fez a corrida de 100 metros rasos em 9s784, com apenas cinco milésimos de diferença para o segundo colocado, Kishane Thompson, da Jamaica, que completou a prova em 9s789.