metropoles.com

GP do Catar: Verstappen vence 63ª corrida em prova marcada pelo caos

Holandês dominou a prova e venceu penúltima corrida da temporada. Campeonato de construtores será decidido na última prova

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Clive Mason/Getty Images
Verstappen comemora vitória na Catar
1 de 1 Verstappen comemora vitória na Catar - Foto: Clive Mason/Getty Images

Em corrida que foi da tranquilidade ao caos, Max Verstappen foi dominante e venceu o Grand Prix do Catar de Fórmula 1, disputado neste domingo (1º/12). Já campeão da temporada, o holandês chegou à 63ª vitória na carreira, a nona na temporada. Charles Leclerc, em segundo, e Oscar Piastri, em terceiro, fecharam o pódio.

A Fórmula 1 retorna para a última corrida da temporada no próximo final de semana, em Abu Dhabi. Com Verstappen com o tetracampeonato garantido, a decisão do título de construtores segue em aberto e fica para a última prova do ano, com McLaren e Ferrari brigando ponto a ponto.

Antes da prova começar, Verstappen perdeu a pole, conquistada nesse sábado (30/11), após sofrer uma punição imposta pela FIA. Assim, George Russell, da Mercedes, largou na primeira posição. Mas nada que impedisse o atual campeão de retomar o primeiro lugar, que na primeira curva, tomou a ponta.

A prova seguiu calma, com Verstappen à frente de Russell e Lando Norris, com Piastri logo atrás, acompanhado de Leclerc e Sainz. Mas na 32ª volta, a calmaria deu lugar ao caos. Albon perdeu um retrovisor, que se soltou. Hamilton e Sainz tiveram os pneus furados ao passar por cima da peça.

No fim, Lando Norris recebeu uma punição por ter sido o único piloto a não desacelerar devido ao incidente com o carro de Albon e acabou penalizado com um stop and go de 10 segundos. O piloto da McLaren ocupava a segunda posição e acabou caindo para o 15º lugar.

Ao todo, o safety car foi acionado três vezes. Cinco pilotos abandonaram a corrida. No fim, Leclerc herdou a posição de Norris e Piastri veio logo atrás. George Russel foi o quarto. Norris foi apenas o 10º.

Confira o resultado final do GP do Catar:

E com uma Ferrari e uma McLaren no pódio, a decisão do campeonato de construtores ficou para Abu Dhabi. A McLaren foi a 640 pontos contra 619 da Ferrari.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?