metropoles.com

Brincadeira séria: DF sedia Campeonato Sul-Americano de cubo mágico

Campeonato Sul-Americano Rubik’S WCA 2022 chega ao DF e reúne craques do cubo mágico da América do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Campeonato Sul-Americano de cubo mágico
1 de 1 Campeonato Sul-Americano de cubo mágico - Foto: Divulgação

Você já deve ter visto o jogador Gustavo Scarpa, do Palmeiras, praticando e tirando onda no cubo mágico. Mas se para o meia do Alviverde é diversão, tem quem leve bem a sério a brincadeira. Neste final de semana, Brasília sedia o Campeonato Sul-Americano da modalidade.

E a “brincadeira” no Distrito Federal, que contará com mais de 200 competidores, distribuirá uma recompensa bastante atrativa: serão R$ 15 mil em premiações, além de medalhas para os finalistas. Confira os detalhes do torneio e saiba um pouco mais sobre a modalidade:

Disputa

O torneio será realizado em arena montada no ParlaMundi, na Asa Sul. Pedro Miranda é praticante da modalidade, presidente da Associação Brasiliense de Cubo Mágico (ABRACM) e um dos organizadores do evento.

Arena montada no Parlamundi para disputa do Campeonato Sul-Americano de cubo mágico

O jovem de 22 anos é um dos participantes do Campeonato Sul-Americano Rubik’S WCA 2022, nome oficial do torneio. “Os melhores jogadores do continente estão em Brasília para o campeonato, que é reconhecido mundialmente pela Associação Mundial de Cubo Mágico (WCA)“, explica Pedro.

Ao todo são 17 tipos de disputa, como resolução com uma mão só e de olhos vendados, além de variações do cubo mágico, como 6 x 6 e 7 x 7. Os participantes, entre iniciantes e profissionais, disputam etapas eliminatórias até a final, com três competidores por modalidade.

Para todas as idades

A competição é bem democrática e reúne cubistas de várias idades. “Vai desde crianças que resolvem o cubo mágico em segundos, como adultos de 50, 60 anos, então é um aspecto muito legal do nosso esporte”, diz Pedro, que concilia os treinos e competições com a prática da advocacia.

“Ainda não dá para os jogadores se manterem profissionalmente com o esporte. É comum o ápice do competidor acontecer na escola, no ensino médio”, conta. A organização tentou entrar em contato com Gustavo Scarpa, mas não teve retorno por parte do meia do Palmeiras.

Em contrapartida, o torneio contou com apoio de Hugo Calderano, atleta olímpico do tênis de mesa e praticante de cubo mágico. Veja:

O campeonato tem início nesta sexta-feira (22/7) e vai até domingo (24/7). Para saber mais sobre a competição, acesse a página oficial do torneio no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?