Brasiliense vence Capital por 2 x 0 e está na semifinal do Candangão
Sem dificuldades, Romarinho e Maikon Leite garantiram o triunfo do Jacaré, que agora enfrentará o Paracatu na próxima fase da competição
atualizado
Compartilhar notícia
A tarde deste domingo (31/3) foi movimentada no Estádio Abadião, em Ceilândia. Jogando pelo duelo de volta das quartas de final do Candangão 2019, Brasiliense e Capital mostraram disposição e total dedicação para buscar uma das quatro vagas de semifinalistas do campeonato. A equipe amarela bateu a azul por 2 x 0 e carimbou seu passaporte para a próxima fase.
No duelo de ida, o placar ficou em 2 a 2. O resultado dava ao Jacaré a oportunidade de jogar pelo empate, tendo em vista que fez melhor campanha na primeira fase em relação ao adversário. Mesmo com o regulamento embaixo do braço, a equipe amarela não tomou conhecimento dos azuis da Coruja e venceu, com um gol marcado por Romarinho e outro por Maikon Leite.
Na próxima fase, o Brasiliense enfrentará o a equipe do Paracatu (MG), que nesse sábado (30), apesar do empate contra o Luziânia (GO) em 1 a 1, se classificou, por ter vencido o duelo de ida na cidade mineira.
Veja fotos da vitória do Jacaré:
Luta pelo gol, equilíbrio e muita disputa no primeiro tempo
Querendo o resultado positivo de qualquer jeito, o Brasiliense iniciou a partida a todo vapor, com duas oportunidades antes dos 10 primeiros minutos em campo. A primeira oportunidade surgiu, aos seis minutos, quando o atacante Vítor Mariano aproveitou um bate e rebate na entrada da área, mas mandou por cima do gol na saída do goleiro Ricardo Luiz.
Quatro minutos depois, foi a vez de Alex Murici. O lateral, usando o artifício ofensivo, recebeu pelo lado direito, avançou da marcação e chutou forte. Mas o goleiro do Coruja fez uma grande defesa e frustou os planos de Alex Murici.
Com o andar da primeira etapa, o jogo se manteve equilibrando. O Capital, querendo envolver a defensiva do Jacaré, buscava construir jogadas pelas pontas e quase abriu o placar aos 18 minutos, quando Sandy recebeu passe pela direita e finalizou na saída de Sucuri. Mas Wallace, em cima da linha, impediu que o time azul abrisse o placar.
Entre oportunidades dos dois lados, o primeiro tempo ia passando. Trabalhando e construindo jogadas, o Jacaré insistia com a qualidade no meio campo, principalmente com as jogadas individuais de Morais, que quase abriu o placar, aos 26 minutos. O meia cruzou forte para a pequena área. No rebote da zaga adversária, o próprio jogador finalizou com perigo, para grande defesa de Ricardo Luiz.
O Brasiliense valorizou a posse de bola, insistindo nas jogadas de ataque para marcar gols. Mesmo esbarrando na defesa adversária, algumas jogadas de finalização surgiam, mas sem perigo, até o encerramento da primeira etapa.
Dois gols seguidos no segundo tempo
O Jacaré voltou para o segundo tempo com o mesmo time. Mantendo a pressão ofensiva, aos cinco minutos, a equipe amarela conseguiu abrir o placar. Em jogada rápida pela direita, Alex Murici cruzou rasteiro forte nos pés de Romarinho, que escorou para o fundo da rede.
A pressão continuou. Morais e Maikon Leite, destaques no sistema ofensivo, envolviam a defesa adversária na busca pelo segundo gol. E quatro minutos depois, a rede balançou mais uma vez. Maikon Leite recebeu belo passe de Vítor Mariano e em jogada individual mandou na saída do goleiro, ampliando o resultado.
Os dois gols, tranquilizaram o esquadrão amarelo, que buscava tocar a bola com tranquilidade para esperar o tempo passar. A situação, envolvia o Capital, que partia para os contra-ataques, mas sem finalizações de perigo ao gol de Edmar Sucuri.
Com a vantagem, o técnico Adelson de Almeida resolveu poupar alguns jogadores. Entraram em campo Reinaldo e Erick Flores, dando mais envolvimento ao ataque, com a criação de jogadas pelas laterais.
Com mais espaço para trabalhar a bola, o tempo ia passando e o Brasiliense consolidando a vitória. Apesar dos cinco minutos de acréscimos dado pelo árbitro Ademário Neves, o Capital, visivelmente cansado, não esboçava mais reação, até o apito final, que concretizou a classificação do Jacaré para a semifinal do Campeonato Candango 2019.
Aliviado, o lateral esquerdo Gleissinho comemorou a vitória e exaltou a união do elenco nessa reta final da competição. “Muito feliz pela vitória. Houve superação dentro de campo e agora é descansar para pensar no Paracatu, nosso adversário da semifinal. Esse é o Brasiliense, um time de união e que está crescendo a cada jogo para chegarmos ao nosso grande objetivo”, concluiu.
Rumo a Paracatu mais uma vez
Classificado, o Jacaré agora enfrentará o Paracatu nas semifinais em partidas de ida e volta. O primeiro jogo está marcado para a quarta-feira (3/4), no estádio Frei Norberto, no interior mineiro, e terá horário definido pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) nesta segunda-feira (1).
Já o duelo de volta, com mando do Brasiliense, terá data, horário e local definidos nesta semana pela entidade máxima do futebol local.
Como teve melhor campanha em relação ao time mineiro, o Brasiliense jogará por dois resultados iguais para chegar à grande finalíssima do Candangão, mantendo vivo o sonho de conquistar o decacampeonato.
FICHA TÉCNICA
BRASILIENSE X CAPITAL
Candangão 2019 – quartas de final (volta)
31/3/2019, 15h30, Estádio Abadião, Ceilândia-DF
Público: 627 pagantes
Renda: R$ 2.940,00
Árbitro: Ademário Neves
A1: Daniel Henrique
A2: José Reinaldo
Quarto árbitro: Leandro Almeida
Inspetor: Rodrigo Paulino
BRASILIENSE
Edmar Sucuri, Alex Murici, Wallace, Badhiuga e Gleissinho; Geovane, Emerson Martins e Morais (Almir); Maikon Leite (Erick Flores), Romarinho e Vítor Mariano (Reinaldo).
Técnico: Adelson de Almeida
Gols: 2
Cartões amarelos: Alex Murici, Edmar Sucuri, Geovane e Romarinho
CAPITAL
Ricardo Luiz, Marquinhos, Medeiros, Daniel Felipe e Romarinho; Ives, Yan (Paulinho) e Matheus Rogério; Anjinho (Thiago Tomaz), Alysson Ferreira (Itacaré) e Sandy.
Técnico: Waldemar Lemos
Gols: 0
Cartões amarelos: Daniel Felipe, Matheus Rogério e Itacaré