Brasiliense e Real Brasília se enfrentam na final do Candangão Sub-20
Após conquistarem a vaga para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, os times buscam agora mais um título do Candangão Sub-20
atualizado
Compartilhar notícia
Brasiliense e Real Brasília se enfrentam na Arena BRB Mané Garrincha, na tarde desta quarta-feira (24/7), valendo o título do Candangão Sub-20, após garantirem a vaga para a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2025. O Brasiliense chega à final após vencer o clássico contra o Gama, e o Real Brasília após derrubar o Capital.
Histórico dos times
O Brasiliense é o terceiro maior campeão na categoria, com sete títulos. Porém, a base do clube só esteve em atividade por oito anos, de 2003 a 2009, quando disputou e venceu todas as finais, e se tornou o único heptacampeão seguido da competição. O sub-20 do time só voltou as atividades no ano passado, quando chegou às semifinais.
O Real Brasília também é um time jovem: só teve sua base realmente ativada em 2016, após mudar o nome da equipe de Dom Pedro para Real Futebol Clube (e posteriormente Real Brasília). A equipe tem dois títulos na categoria, em 2017 e 2021.
Os treinadores
As duas equipes contam com treinadores destaques. Pelo lado do Brasiliense, comanda Gabriel Teixeira, filho do treinador Celso Teixeira, que acumula passagens pelo Distrito Federal. Ele foi um dos responsaveis diretos pela permanência do Ceilandense na primeira divisão, e teve um trabalho importante que envolveu vários jogadores jovens, alguns que, inclusive, estão no atual projeto do Brasiliense.
Já o Real Brasília conta com um dos mais consagrados treinadores da base candanga, Leonardo Roquete, que acumula títulos pelo sub-17 e também pelo sub-20, o último deles em 2022 com o Ceilândia. Ele esteve como auxiliar técnico do Ceilândia na conquista do Candangão 2024.
Os destaques
Pelo lado do Brasiliense, dois jogadores chegam como destaque às finais. O lateral direito Dharllyson vive um dos melhores momentos na carreira. Chegou no ano passado para atuar no futebol profissional do Samambaia, no mesmo ano atuou pelo sub-20 do Brasiliense e pelo profissional, no jogo da Copa do Brasil contra o Botafogo, pela segunda fase.
Kersul também vem como destaque durante toda a campanha. Principal nome do elenco do sub-20 no ano passado, ao marcar quatro gols e dar três assistências em 12 jogos, ele foi emprestado ao Ceilandense para a Segundinha, e foi a peça-chave no meio campo para a conquista do título, marcando três gols no campeonato. Neste ano, Kersul também participou de nove jogos pela equipe profissional do Brasiliense.
No Real Brasília, o principal destaque também é um lateral direito, Gustavo Ferreira, o Patcholla, autor do gol que levou o time à semifinal. O jogador chegou ao time após passagem sem jogos pelo Paranoá, e se tornou fundamental. Com 18 anos, ele também já atuou pela equipe profissional na Série D em três jogos.
Outro que tem se destacado é o centroavante Thiago Augusto, autor de quatro gols e artilheiro do time no campeonato. Chegou ao clube neste ano e também acumula três jogos pela equipe profissional, sendo uma das principais esperanças de gol na final.
Ingressos e Transmissão
Assim como nos outros jogos da competição, o ingresso para assistir à final será gratuito. Para quem não puder ir à Arena BRB, a TV Brasiliense e a FFDF TV transmitem a partida, eu seus canais nas redes sociais.