Brasília sedia campeonato internacional de jiu-jítsu no fim de semana
GDF Cup Internacional contará com a participação de 800 crianças de projetos sociais e abrigos, além de atletas premiados
atualizado
Compartilhar notícia
Aliar a prática do esporte à solidariedade. Este é o objetivo da 1ª etapa do GDF Cup Internacional, torneio de jiu-jítsu que acontece neste fim de semana em Brasília. O evento contará atletas de projetos sociais e também de nível internacional, como Denis Gomes (foto em destaque), medalhista em competições como o Mundial e o Brasileiro; e Vinicius Mamute e Yuri Alves, lutadores de artes marciais mistas (MMA).
A 2ª etapa do Circuito Centro-Oeste será realizada no ginásio do Cruzeiro, desta sexta-feira (24/3) a domingo (26/3), e contará com a participação de 800 atletas de projetos sociais do Distrito Federal.
Os vencedores garantem vaga para competir no Campeonato Brasileiro da modalidade, que será disputado em São Paulo. A entrada é gratuita.
Expectativa é grande
A expectativa dos atletas é grande. Denis Gomes, um dos competidores, diz que o campeonato é importante para que possa se classificar na disputa do Campeonato Brasileiro.
“Além do título e da premiação em dinheiro, o torneio é importante para mim pelo fato de qualificar para o Campeonato Brasileiro em São Paulo e o Mundial em Los Angeles. Em seguida, terei a chance de reconquistar o título de Grand Slam em Abu Dhabi em novembro”, afirmou Denis.
Além disso, Denis destacou a importância do torneio na vida das crianças carentes que vão participar por meio de projetos sociais e abrigos.
“A importância desse evento para as crianças é que elas têm a oportunidade de mudarem suas histórias de vida e muitos conseguem mudar também a vida de suas famílias através do jiu-jítsu”, declarou.
O atleta começou a lutar judô aos 5 anos, graças ao pai, Edelmans Pereira do Nascimento, que também era atleta profissional. Aos 16 anos Denis foi para o jiu-jítsu, esporte pelo qual acumula títulos históricos como o Abu Dhabi Brasileiro.
Aos 43 anos, continua lutando em alto nível e se mantendo em 1º do ranking Centro-Oeste Masters, na categoria até 120 kg.
Doação de alimentos
As pessoas que forem assistir ao campeonato podem doar alimentos para comunidades carentes. De acordo com Kiko Santoro, presidente da FBJJD, a expectativa é de que 1,5 tonelada de alimentos sejam arrecadados.
A pesagem dos atletas acontece nesta sexta-feira, de 14h às 18h, no ginásio do Cruzeiro. O campeonato será disputado, no sábado (25/3) e no domingo, a partir das 9h.
De 1.500 inscrições, pelo menos 800 serão destinadas a crianças de projetos sociais, abrigos e centros olímpicos que contam com o apoio da Federação Brasiliense de Jiu-Jítsu Desportivo (FBJJD), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer do DF, com apoio do governador Ibaneis Rocha e do secretário de Esportes, Júlio César Ribeiro.
Ver essa foto no Instagram