Brasília recebe ultramaratona aquática inédita neste domingo
Nadadores percorrerão 32 quilômetros no Lago Paranoá, passando por pontos como a Ponte JK, a Ermida Dom Bosco e a Concha Acústica
atualizado
Compartilhar notícia
As águas do Lago Paranoá estarão movimentadas neste domingo (08/12/2019). Isso porque o local será palco do Desafio Jacanoá, primeira ultramaratona aquática a ser disputada em Brasília. Ao todo, os nadadores percorrerão 32 quilômetros, passando por locais marcantes da capital federal como Ponte JK, Ermida Dom Bosco, Concha Acústica e Parque das Garças. A prova é organizada pelo também nadador brasiliense Tiago Sato, primeiro atleta nascido na cidade a cruzar os 34 quilômetros do Canal da Mancha a nado.
A experiência, inclusive, permitiu ao nadador, que disputou importantes competições do gênero no exterior, organizar a prova em Brasília, que receberá a ultramaratona em meio à possibilidade de chuva nas primeiras horas da manhã. Na opinião de Tiago, tão importante quanto a preparação física para suportar as longas horas nadando no Lago Paranoá, será a capacidade de manter a mente no lugar, para conseguir superar os 32 quilômetros de prova.
“A parte mental, é tão importante quanto o treinamento propriamente dito. No meu último desafio, por exemplo, fui vencido pela cabeça. Estava muito bem treinado fisicamente, mas minha cabeça não ajudou. Passei por uns problemas pessoais que não consegui dominar no momento”, explicou, em referência à segunda tentativa de atravessar o Canal da Mancha a nado.
Ainda de acordo com o nadador, os competidores podem esperar condições climáticas complicadas durante a prova. Isso porque a chuva e o vento tornam o Lago Paranoá um local ainda mais desafiador para os atletas que cairão na água a partir das 5h.
“Será uma prova dura. Estamos atravessando uma época de chuva. O Lago Paranoá não é como um rio, o mar ou um canal, que têm correntes que podem te ajudar. A única corrente que é possível ter é do vento batendo na água. (Os nadadores) podem passar a prova toda fazendo força, nadando. A temperatura da água está boa, então acho que a principal dificuldade pode ser com o vento”, relata.
Segundo a organização, a previsão é que a prova dure até às 19h. Além da competitividade que a prova proporcionará, o Desafio Jacanoá pretende ainda conscientizar a população para um melhor uso da orla do Lago Paranoá.
“O espaço está cada vez mais democrático e oferece um belíssimo espaço de esporte, cultura e lazer para a comunidade”, ressalta.