metropoles.com

Brasília recebe o 18º Campeonato Sul-Americano de Wakesurf

Campeonato de wakesurf acontece na Orla da Ponte JK entre esta sexta (3/3) e domingo (5/3) e recebe mais de 70 atletas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Carpinelli
Brasília recebe o 18º Campeonato Sul-Americano de Wakesurf - Metrópoles
1 de 1 Brasília recebe o 18º Campeonato Sul-Americano de Wakesurf - Metrópoles - Foto: Carlos Carpinelli

O principal cartão postal de Brasília, a Ponte JK, será sede do 18º Campeonato Sul-Americano de Wakesurf. A competição acontecerá na orla da ponte no período entre esta sexta-feira (3/3) e domingo (5/3), com a participação de mais de 70 atletas de diversas partes do Brasil e da América Latina. O objetivo é o título do torneio mais tradicional da modalidade.

O wakesurf é uma modalidade em pleno crescimento no país. Nela, o wakesurfista é rebocado por uma lancha que reproduz o formato de uma onda. No momento em que o atleta está firme sobre a prancha, ele solta o cabo e surfa, realizando manobras.

Além da competição, que em si já é um grande atrativo, quem passar pelo local vai poder apreciar um dos principais cartões-postais da cidade.

Entre os nomes que estarão em Brasília, está o líder do ranking brasileiro, Marcos Protta, e o segundo colocado, Fernando Castelo Branco. Entre as mulheres, a briga pelo primeiro lugar no pódio também está garantida com a gaúcha Joana Sphor, a mineira Gabriela Dietze e a candanga Talita Flausino.

Marcos Protta tem uma vantagem: conhecer bem o local onde vai competir. Afinal, ele divide a sua vida entre São Paulo e Brasília. Na capital paulista, ele trabalha e até treina. Entretanto, para o líder do ranking nacional, não há lugar melhor do que a capital federal para a prática do wakesurf.

“Brasília é o melhor lugar do Brasil para treinar. Além do fácil acesso ao Lago Paranoá, a temperatura da água durante todo o ano é boa. E o acesso aos materiais facilita muito a vida de quem treina no Distrito Federal. Vou continuar nessa rotina porque está dando certo”, afirmou o atleta.

Outra que vem para Brasília

Joana Sphor é atleta desde criança. Sempre surfou nos verões do sul do país e há cinco anos conheceu o wakesurf. A paixão pela modalidade fez com que ela começasse a se dedicar e ter bons resultados. Atual campeã sul-americana, ela é outra que está de malas prontas para Brasília, onde pretende seguir na evolução do esporte.

“Brasília é o point dos esportes náuticos e tem toda a infraestrutura que eu não possuo no Rio Grande do Sul. Desta vez, eu vou para competir e fico de vez”, brincou a atleta.

Joana pretende ganhar mais uma medalha de ouro, mas sabe que não terá facilidade pela frente. “As melhores do Brasil estarão presentes e todas estão com um nível muito alto, mas vou em busca do objetivo”, afirmou.

O 18º Campeonato Sul-Americano de Wakesurf é realizado pela Abrawakesurf, por meio do Termo de Fomento com a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal – Setur e conta com apoio da Malibu Boats, Pepsi Black, Cerveja Corona, Mormaii, JBL e Monster Energy.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?