Brasília recebe competição de Tiro Esportivo Paralímpico
Copa Brasil será primeiro evento da modalidade no ano e contará com atletas classificados para as Paralimpíadas do Rio
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília recebe, a partir desta sexta-feira (19/2), a I Copa Brasil de Tiro Esportivo Paralímpico. A competição, que se estende até domingo (21), é a primeira do ano na modalidade e vai reunir 55 atletas de nove unidades da Federação do Brasil nos três dias de prova.
O campeonato terá, entre os atiradores inscritos, os três brasileiros que já se classificaram de forma direta para os Jogos Paralímpicos do Rio: Débora Campos, Geraldo Von Rosenthal e Alexandre Galgani.Pela proximidade com os Jogos e por ser a primeira vez que o Brasil alcançou vagas para disputá-los de forma direta — por índices em competições do IPC (Comitê Paralímpico Internacional, sigla em inglês) —, o coordenador da modalidade no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Fernando Cardoso, acredita que as etapas nacionais terão uma importância muito maior.
“Os próximos meses serão de estratégia. Por isso convidamos árbitros internacionais para esses eventos. Assim, o atleta acostuma com o idioma nos comandos, com a presença dessa arbitragem nos estandes, tudo para ser algo natural no Rio-2016”, explica Cardoso.
As provas serão disputadas das 9h às 12h e das 14h às 18h, na sexta e no sábado, e das 9h às 12h30, no domingo. A competição acontece no estande da Federação Brasiliense de Tiro Esportivo, localizado no Setor de Clubes Sul, trecho 4 (próximo à antiga Academia de Tênis) e é aberta ao público.