metropoles.com

Brasília entrega protocolo de segurança para receber a tocha olímpica

O documento define as atribuições de cada instituição para o evento e especifica as ações antes e durante as disputas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasília
assinatura termo brasília
1 de 1 assinatura termo brasília - Foto: Agência Brasília

Os governos do DF e federal assinaram, na tarde desta quarta-feira (6/4), o protocolo tático integrado de segurança para a cerimônia de revezamento da tocha olímpica em Brasília, em 3 de maio. A capital do País foi a primeira a entregar o documento exigido pelo comitê organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O rito de assinatura ocorreu na Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social com a presença de autoridades locais e nacionais. O texto foi elaborado por 73 representantes de 37 instituições do Executivo local e do governo federal.

Para a secretária da Segurança Pública e da Paz Social do DF, Márcia de Alencar Araújo, a integração da pasta com outras áreas da administração pública é fundamental para garantir a tranquilidade em grandes eventos. “Vamos mostrar a capacidade que temos e selar Brasília como a capital da paz. Para isso, precisamos de um plano totalmente integrado”, disse.

O coordenador da Comissão Distrital de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Olímpicos Rio 2016, coronel da Polícia Militar Paulo Roberto Batista de Oliveira, afirmou que a cooperação é fundamental. “Uma única instituição não consegue realizar a operação.” Segundo ele, os 105 quilômetros a serem percorridos pela tocha olímpica em Brasília serão subdivididos em 31 rotas (entre deslocamento e condução). A chama passará por mais de 300 cidades brasileiras, em 90 dias de revezamento.

Também em 3 de maio, a secretaria vai reativar a célula de inteligência, no Centro Integrado de Controle e Comando Regional. Nela, representantes das agências de inteligência de segurança pública distrital e federal farão o controle em tempo real do deslocamento da tocha, das dez partidas de futebol em Brasília e de tudo o que se referir ao evento mundial. “A sala de crise faz o controle, mas, para grandes eventos, temos essa troca de informações e análise mais específicas”, explicou Márcia de Alencar.

Plano tático
Brasília sediará dez partidas de futebol durante a Olimpíada, de 4 a 13 de agosto. Em 7 de março, 31 órgãos do governo de Brasília e do Executivo federal assinaram o Plano Tático e Integrado de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Olímpicos Rio 2016 em Brasília. O documento define as atribuições de cada instituição para o evento e especifica as ações de cada entidade antes e durante as disputas, de acordo com o estabelecido em protocolos nacionais e internacionais de segurança.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?