metropoles.com
Paris 2024

Paris 2x: veja brasileiros que estarão nas Olimpíadas e Paralimpíadas

É a primeira vez na história que o país terá dois atletas competindo tanto nas Olimpíadas quanto nas Paralimpíadas em uma mesma edição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CPB
Atletas olimpíadas
1 de 1 Atletas olimpíadas - Foto: CPB

A Olimpíada de Paris 2024 nem começou e já está garantida na história do Brasil. Pela primeira vez em sua história, o país terá dois atletas que vão disputar tanto as Olimpíadas quanto as Paralimpíadas no mesmo ano, algo raro na história dos Jogos.

Os representantes do Brasil em ambas as disputas serão Bruna Alexandre no tênis de mesa e Gabriel Garcia, no Atletismo. A participação é autorizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O único atleta que participou das duas competições pelo Brasil até hoje foi o timoneiro Nilton Alonço, conhecido como Gauchinho. Ele competiu como atleta em três edições das Olimpíadas e também participou das Paralimpíadas de Pequim, em 2008. Ele não chegou a conquistar medalha.

Bruna tem o braço direito amputado desde os dois meses de idade, devido à uma trombose causada por uma vacina mal aplicada. Mesmo com dificuldades, ela se inspirou no irmão, que jogava tênis de mesa, e se apaixonou pelo esporte.

Ainda criança, Bruna começou a disputar torneios para mesa-tenistas sem deficiência e se destacou. Ela se tornou uma das principais atletas da Seleção Brasileira e disputou a Paralimpíada do Rio em 2016 e a de Tóquio, em 2020. Ao todo foram quatro medalhas, duas de prata e duas de bronze.

Já Gabriel Garcia é guia de Jerusa Geber, medalhista de bronze nas Paralimpíadas de Tóquio, no atletismo. Ele ganhou a vaga nas Olimpíadas em meio a uma polêmica sobre testes não realizados pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), que eliminou três atletas da competição. Um deles Hygor Gabriel, que disputaria o 4x100m. A vaga foi herdada por Gabriel.

Em 2022, Gabriel surpreendeu no Troféu Brasil. Ele não tinha o hábito de competir individualmente, já que o foco era ser guia de outros atletas. Mas seu desempenho foi tão bom que ele garantiu a marca para participar do mundial no 4x100m. Desde então, mudou a rotina e passou a conciliar o seu treinamento individual com a carreira de corredor guia, sempre ao lado de Jerusa Geber.

Histórico de participações nas duas competições
Até hoje, apenas 15 atletas conseguiram a façanha de representar seus países tanto nas Olimpíadas quanto nas Paralimpíadas. O primeiro de todos foi a neozelandêza Neroli Fairhall, cadeirante, que participou da prova de tiro com arco. Já o primeiro homem foi Pál Szekeres, húngaro, que disputou a prova de esgrima.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?