metropoles.com

Brasileiro Hugo Calderano torna-se o maior mesa-tenista das Américas

O mesa-tenista Hugo Calderano alcançou o posto de maior jogador de tênis de mesa das Américas de todos os tempos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lintao Zhang/Getty Images
Hugo Calderano
1 de 1 Hugo Calderano - Foto: Lintao Zhang/Getty Images

O mesa-tenista Hugo Calderano alcançou o posto de maior jogador de tênis de mesa das Américas de todos os tempos. No ranking mundial divulgado neste domingo (30/1), o brasileiro apareceu na terceira posição, com 4.913 pontos, o suficiente para ultrapassar a marca do norte-americano Sol Schiff , reconhecido pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) como o quarto melhor do mundo em 1938.

Calderano já havia igualado a mesma 4ª posição de Schiff em 2020. Mas, por conta dos bons resultados recentes e da regularidade apresentada na última temporada, o brasileiro ultrapassou o mesa-tenista dos Estados Unidos no começo deste ano e se tornou o primeiro atleta do continente a ser considerado o terceiro melhor do mundo.

A temporada de 2021 foi a melhor de Calderano na carreira. Em dezembro, ele ficou em terceiro lugar na no WTT Cup Finals, uma das principais competições da modalidade, que reúne os 16 melhores mesa-tenistas do mundo. Na Olimpíada de Tóquio, o brasileiro conseguiu seu melhor resultado em uma edição dos Jogos ao alcançar às oitavas de final. E no Mundial, em novembro, Calderano fez história ao chegar às quartas, algo que nenhum brasileiro havia conseguido até então.

Com a melhor pontuação de um atleta de tênis de mesa na história do continente, Calderano está atrás somente dos chineses Ma Long, bicampeão olímpico, e Faz Zhendong, campeão mundial e líder do ranking com 8.598 pontos.

Brasileiros

A nova atualização do ranking mundial fez Bruna Takahashi subir sete posições na lista. Agora, a mesa-tenista ocupa a 32ª colocação, a melhor de uma brasileira na história.

Além de Bruna e Hugo, o Brasil mantém mais quatro atletas do País no Top 100 dos melhores mesa-tenistas do mundo. Gustavo Tsuboi ocupa a 41º posição; Vitor Ishiy está em 53º; Eric Jouti subiu para 83º e Thiago Monteiro completa a lista de brasileiros na posição 92. Nas duplas mistas, Bruna Takahashi e Vitor Ishiy permanecem no Top 20, ocupando a 18ª posição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?