Brasileiro conquista a europa, entra na F3 e mira Fórmula 1
Rafael Chaves Câmara vem de Recife, Pernambuco, tem 19 anos e é membro de academia de pilotos da Ferrari
atualizado
Compartilhar notícia
Mais um brasileiro está a caminho da Fórmula 1. O recifense Rafael Chaves Câmara, de 19 anos, conquistou a Formula Regional European Championship (Freca) e foi confirmado, nesta terça-feira (8/10), na Fórmula 3 para 2025. Além de correr na F3, ele faz parte da academia de pilotos da Ferrari.
Câmara correrá na Fórmula 3 pela equipe Trident, a mesma que consagrou Gabriel Bortoleto como vencedor em 2023. “Mal posso esperar para começar a trabalhar com todos e ver o que podemos conseguir juntos”, destaca o brasileiro estreante em publicação nas redes sociais.
Ele venceu a Freca pela Prema Racing com uma etapa de antecedência, no fim de setembro, na corrida de Barcelona, quando um piloto abandonou a corrida devido à uma batida. Além das Fórmulas inferiores, Câmara também pilotou kart até 2021.
“Estamos felizes em anunciar que Rafael Câmara fará parte de nossa equipe para a temporada de 2025. Ele é um piloto talentoso, o atual campeão da Freca, bem como um piloto do Ferrari Driver Academy, e estamos orgulhosos de tê-lo conosco. Além disso, estamos entusiasmados em renovar nosso relacionamento com o programa FDA e seus pilotos”, afirma Giacomo Ricci, chefe de equipe da Trident.
Ao chegar na Fórmula 3, a expectativa é que os pilotos passem pela F2 até chegar a Fórmula 1, mas é também possível que alguns vão, por exemplo, para a Fórmula Indy.