Brasileiro medalhista em Paris assume 1º lugar no ranking do judô
Além de prata, o judoca Willian Lima ajudou a Seleção Brasileira a conquistar a inédita medalha de bronze por equipes do país
atualizado
Compartilhar notícia
O judoca brasileiro Willian Lima, medalhista de prata no meio-leve masculino, encerrou o ano de 2024 como líder do ranking mundial na categoria até 66kg. O paulista de 24 anos assume o primeiro lugar da categoria pela primeira vez na carreira, que começou aos 6 anos.
Os rankings foram divulgados, na última terça-feira (10/12), pela Federação Internacional de Judô (IJF). Willian supera na lista, por exemplo, o japonês ABE Hifumi, que o derrotou na final dos Jogos Olímpicos de Paris na categoria individual.
“Lembro de tantas vezes ouvirem dizer que isso não ia me levar a lugar nenhum, que eu não conseguiria. Mas aprendi algo importante: não importa o que os outros dizem, o que realmente importa é o que você acredita. Cada palavra, cada desafio, me deu ainda mais força – porque eu amo quando falam que eu não consigo”, destaca Willian em legenda publicada nas redes sociais.
Nas Olimpíadas, Willian colocou fim a um jejum de mais de duas décadas dos judocas brasileiros, que não chegavam à uma final Olímpica desde Sydney 2000. Ele também ajudou a Seleção Brasileira na inédita conquista da medalha de bronze por equipes.
Além do brasileiro, a campeã olímpica Beatriz Sousa encerra a temporada como a número dois na categoria de 78kg, atrás da francesa Romane Dick.