metropoles.com

Brasileiras conquistam mais 2 medalhas no atletismo das Paralimpíadas

A brasileira Fernanda Yara levou ouro na prova dos 400m na classe T47, e Maria Clara Augusto ficou com o bronze na mesma prova e classe

atualizado

Compartilhar notícia

Marcello Zambrana /CPB
Imagem colorida de Brasileira no atletismo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Brasileira no atletismo - Metrópoles - Foto: Marcello Zambrana /CPB

O Brasil celebra mais duas medalhas nas Paralimpíadas. A paraense Fernanda Yara, de 38 anos, conquistou, neste sábado (31/8), a primeira medalha em Jogos Paralímpicos, e foi logo a de ouro. Ela venceu a prova dos 400 metros na classe T47 (para atletas com deficiência nos membros superiores), registrando o tempo de 56s74, o melhor da carreira.

A potiguar Maria Clara Augusto, de 20, levou o bronze, com o tempo de 57s20, enquanto a venezuelana Lisbeli Vera Andrade completou o pódio, com 56s78.

Esta foi a terceira participação de Fernanda Yara nos Jogos Paralímpicos. Natural de Curionópolis (PA), a atleta também competiu nas edições de Pequim 2008 e Tóquio 2020. Após terminar em quarto lugar em Tóquio, Fernanda consolidou-se como favorita ao ouro ao conquistar o bicampeonato mundial nos 400 metros em Paris 2023 e Kobe 2024.

Imagem colorida de atleta brasileira - Metrópoles
Fernanda Yara, medalhista de ouro nos 400m da classe T47

Maria Clara Augusto também garantiu a primeira medalha em Jogos Paralímpicos. A jovem atleta havia conquistado a prata nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e o bronze no Mundial de Paris 2023.

Fernanda Yara nasceu com má-formação congênita no braço esquerdo, abaixo do cotovelo. Inicialmente competia no atletismo convencional, mas migrou para o paradesporto em 2008.

Maria Clara, que também tem uma má-formação congênita no braço esquerdo, começou no atletismo aos 11 anos em um projeto de sua cidade natal. No ano seguinte, foi convidada para a seletiva das Paralimpíadas Escolares, onde iniciou a trajetória no esporte paralímpico.

As medalhas no atletismo totalizam 22 para o Brasil nesta edição das Paralimpíadas, oito delas de ouro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?