metropoles.com

Brasileirão pode ter Z-4 histórico com times gigantes do futebol. Veja

Fluminense, atual campeão da Libertadores, é o atual lanterna do Campeonato Brasileiro. O time treinado por Diniz tem 6 pontos em 10 jogos

atualizado

Compartilhar notícia

Pedro Vilela/Getty Images
Foto colorida de Fernando Diniz dando bronca nos jogadores do Fluminense - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Fernando Diniz dando bronca nos jogadores do Fluminense - Metrópoles - Foto: Pedro Vilela/Getty Images

O Campeonato Brasileiro de 2024 está colocando em risco o ditado popular do esporte que prega que as camisas de time grandes “pesam”. Caso o Vitória vença o Atlético-MG, nesta quinta-feira (20/6), às 18h30, o Vasco entraria na zona de rebaixamento e formaria um Z-4 histórico, com gigantes do Brasil.

Neste momento, a zona de rebaixamento conta com Corinthians (17º, com 7 pontos); Grêmio (18º, com 6 pontos); Vitória (19º, com 6 pontos) e Fluminense, atual campeão da Libertadores (20º, com 6 pontos).

Se vencer e somar três pontos, o Vitória sai do Z4 e empurra o Vasco para dentro, deixando a zona do rebaixamento formada apenas por grandes clubes nacionais, e todos do eixo Sul-Sudeste: dois cariocas, um paulista e um gaúcho.

Confira como está o Z-4 do Brasileirão:

Zona de rebaixamento do Brasileirão - Metrópoles

Entretanto, o Grêmio ainda tem dois jogos a menos que seus adversários de Z-4. O Tricolor Gaúcho não jogou as partidas da 5ª e 6ª rodada devido ao desastre ambiental no Rio Grande do Sul.

Os jogos atrasados, contra Criciúma, dentro de casa, e Atlético-MG, fora, acontecerão durante a data Fifa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. São quatro opções de janela para que a CBF coloque o calendário do torneio em dia.

Inversão do mando de campo

Antes proibida pelo regulamento do Campeonato Brasileiro, a inversão de mando de campo foi flexibilizada dada a situação dos times do Rio Grande do Sul. Assim, permite que Grêmio, Internacional e Juventude tenham mais tempo para recuperar os estádios e centros de treinamentos e mandar seus jogos em casa no segundo turno do Brasileirão.

Entretanto, a inversão do mundo dependerá de um acordo entre os clubes envolvidos na determinada partida. Outras soluções, como jogar em outro estado, também estão sendo usadas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?