Brasileirão: o que cada time precisa para se livrar do rebaixamento
Na última rodada do Brasileirão, Fluminense, Atlético-MG, Athletico-PR e Bragantino entram em campo com a permanência na Série A em jogo
atualizado
Compartilhar notícia
A última rodada do Brasileirão promete emoção até os minutos finais. Além da briga acirrada pelo título, Fluminense, Atlético-MG, Athletico-PR e Red Bull Bragantino entram em campo neste domingo (8/12) com a permanência na Série A em jogo. Na luta contra a degola, na parte de baixo da tabela, um único ponto pode ser fundamental para salvar, ou condenar, uma equipe ao rebaixamento.
Na Arena MRV, Atlético-MG e Athletico-PR farão confronto direto na luta contra o rebaixamento. Do outro lado, o Fluminense visita o Palmeiras, que ainda briga pelo tricampeonato inédito do Brasileirão, e o Bragantino recebe o Criciúma, já rebaixado para a Série B em 2025. Todas as partidas acontecerão simultaneamente às 16h.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Massa Bruta é quem mais deve se preocupar com o duelo da última rodada, com mais de 65% de chances de rebaixamento. Athletico-PR e Fluminense também precisam estar atentos à última rodada, mas possuem mais 80% de chances de permanecer na Série A. Já o Galo é quem chega mais tranquilo para a 38ª rodada, com apenas 3,8% de chance de cair.
Confronto direto
Depois de dois vice-campeonatos seguidos, na Copa do Brasil e na Libertadores, o Galo chega para a última rodada do Brasileirão com a permanência na Série A em jogo. Com 44 pontos, o time mineiro vai a 45 se empatar e 47 se vencer o confronto direto contra o Furacão.
Já o Athletico-PR tem 42 pontos e chega aos 43 em caso de empate na Arena MRV e aos 45 em caso de vitória. Se o confronto direto terminar empatado, o time mineiro escaparia do rebaixamento independente do resultado, enquanto o Furacão seria rebaixado em caso de vitória do Bragantino e triunfo ou empate do Fluminense.
Já em caso de vitória do Furacão, o Galo será rebaixado se Fluminense e Bragantino venceram seus respectivos jogos, ou em caso de empate entre o Tricolor e o Palmeiras no Allianz Parque. Na combinação que considera a vitória do Atlético-MG, o time do Paraná cairia de divisão independente do resultado do clube carioca e em caso de triunfo do Bragantino.
Fluminense enfrenta tabu
Desde a inauguração do Allianz Parque, em 2014, o Fluminense acumula nove derrotas e um empate em 10 duelos contra o Palmeiras em casa. Na última rodada do Brasileirão, o Tricolor joga pela vida nos domínios do adversário, enquanto o Alviverde luta pelo título de campeão.
Com 43 pontos, o Tricolor de Laranjeiras vai a 44 em caso de empate e a 46 caso conquiste a vitória inédita no Allianz. O Flu possui apenas duas possibilidades de rebaixamento na 38ª rodada do Brasileirão.
Caso saia derrota do duelo contra o Alviverde, o Tricolor precisa torcer por uma vitória do Galo ou uma derrota do Bragantino para garantir a permanência na Série A. Todas as outras combinações de resultado garantem o time carioca na elite do futebol brasileiro no próximo ano.
Corda no pescoço
Com a situação mais complicada da tabela, apenas uma vitória salva o Bragantino do rebaixamento à Série B em 2025. Com 41 pontos, o Massa Bruta é o primeiro time na zona da degola do Brasileirão e precisa garantir os três pontos para chegar aos 44 e tentar se safar do Z4.
Em caso de empate, o time iria aos 42 pontos, insuficiente para se safar do rebaixamento. O Massa Bruta recebe o já rebaixado, Criciúma, na esperança de conseguir se safar do rebaixamento.