metropoles.com

Brasil vence a China e é tricampeão mundial de Goalball

Em jogo emocionante contra a China, Brasil marca no fim da partida e conquista o tricampeonato Mundial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renan Cacioli/ CBDV
goaball-seleçao-brasileirao
1 de 1 goaball-seleçao-brasileirao - Foto: Renan Cacioli/ CBDV

Nesta sexta-feira (16/12), o Brasil se tornou o maior campeão do Campeonato Mundial de Goalball. Em jogo emocionante com gol no final da partida, a Seleção derrotou a China por 6 x 5 e ergueu a taça do Mundo pela terceira vez.

Em final disputada no Centro de Desportos e Congressos, em Matosinhos (POR), os brasileiros derrotaram a China por 6 x 5, ergueram a taça pela terceira edição consecutiva (2022, 2018 e 2014) e deixaram para trás os bicampeões alemães e lituanos na lista dos vencedores do torneio.

Com a taça na mão, a Seleção garante vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A equipe nacional conta com dois atletas do DF: Leomon Moreno e André Dantas. Esse último é atleta do Centro Olímpico e Paralímpico de São Sebastião e integra o time Capital.

“A gente sabia que tem um time muito qualificado, todos aqui deram o seu melhor e não sairíamos aqui sem o ouro. Muito obrigado a todos no Brasil que torceram pela gente!”, agradeceu o ala brasiliense Leomon, que foi o artilheiro da Seleção no torneio, com 36 gols.

O pivô Emerson, que acabou eleito o Melhor Jogador da Partida e marcou o pênalti decisivo que virou o placar a um minuto e trinta e seis segundos do fim de um duelo duríssimo, no qual o Brasil esteve durante quase todo o tempo atrás do marcador. Além dele, fizeram gols Leomon (quatro) e Parazinho (um).

“Primeiro é uma honra ter recebido um time multicampeão, o trabalho vinha sendo muito bem feito, e a gente está botando a nossa cara nesse time”, disse o técnico Jônatas Castro.

“A sensação de ser campeão é indescritível, é até difícil de falar agora ainda na adrenalina do jogo. Sabíamos que tínhamos condições de vencer porque os meninos jogam demais”, destacou o comandante.

O Brasil fechou sua campanha invicto, com 100% de aproveitamento: dez vitórias em dez jogos, com 112 gols a favor e 50 gols contra. Na disputa do bronze, a Ucrânia ganhou da Lituânia por 6 x 2. Como consolação, os lituanos fizeram o Artilheiro da competição, o experiente Genrik Pavliukianec, que terminou sua participação em Portugal com 47 gols anotados.

Confira a campanha da Seleção Brasileira:

Fase de grupos:

  • Brasil 11 x 5 Argélia
  • Brasil 8 x 6 Japão
  • Brasil 9 x 6 Turquia
  • Brasil 13 x 3 Canadá
  • Brasil 13 x 5 Alemanha
  • Brasil 11 x 1 Bélgica
  • Brasil 17 x 10 Portugal

Quartas de final: Brasil 15 x 5 Irã
Semifinal: Brasil 9 x 4 Lituânia
Final: Brasil 6 x 5 China

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?