metropoles.com

Brasil supera concorrente e fica perto de sediar Copa do Mundo Feminina

Em avaliação técnica da Fifa, Brasil superou a união entre Alemanha, Holanda e Bélgica para sediar a Copa do Mundo Feminina em 2027

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Maryam Majd/Getty Images
Taça de campeã da Copa do Mundo Feminina em Sydney, cidade sede do torneio em 2023- Metrópoles
1 de 1 Taça de campeã da Copa do Mundo Feminina em Sydney, cidade sede do torneio em 2023- Metrópoles - Foto: Maryam Majd/Getty Images

A Copa do Mundo Feminina de 2027 pode ter o Brasil como sede. Na avaliação de técnicos da Fifa, a candidatura brasileira superou sua única concorrente – uma união de Alemanha, Holanda e Bélgica. Na escala de pontuação que vai de 1 a 5, o Brasil tirou nota 4, enquanto a candidatura europeia atingiu a pontuação de 3,7.

O relatório da Fifa com a avaliação das candidaturas foi publicado na noite desta terça-feira (7/5), 10 dias antes da votação que vai decidir onde será disputado o próximo Mundial Feminino. A votação será realizada durante o Congresso da Fifa, a ser organizado na Tailândia e participarão representantes das 211 associações nacionais de futebol.

“A candidatura do Brasil oferece bons estádios, construídos especificamente e geralmente configurados para os maiores eventos internacionais. Apresenta também uma forte posição comercial, com uma combinação de potencial de arrecadação e de eficiência nos custos”, diz relatório de avaliação escrito por executivos da Fifa.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o governo brasileiro, acrescenta o documento de 92 páginas, demonstraram apoio à candidatura e compromisso em sediar o evento, o que é particularmente importante, já que seriam necessários certos investimentos em infraestrutura e serviços para garantir o sucesso do torneio.

“Por último, vale a pena notar que, se a candidatura for bem-sucedida, a América do Sul seria a anfitriã da competição pela primeira vez, o que teria um tremendo impacto na vida do futebol feminino da região”, aponta o relatório.

O relatório da Fifa deu notas para as candidaturas em seis categorias, que incluem estádio, estrutura para times e árbitros, hospedagem, centros de mídia, sedes para fan fest e avaliação comercial.

Brasil oferece 10 estádios

A candidatura do Brasil oferece 10 estádios – quase todos os que foram usados na Copa do Mundo de 2014, com exceção de Arena das Dunas (Natal) e Arena da Baixada (Curitiba). Tanto abertura quanto final seriam no Maracanã.

A candidatura da Europa prevê treze estádios. São cinco arenas na Holanda, quatro na Alemanha e quatro na Bélgica. A abertura seria em Amsterdam, na Johann Cruyff Arena. E a final no estádio do Borussia, em Dortmund.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?