metropoles.com

Brasil quebra recorde nos 4x100m e termina em 4º lugar no Mundial

O quarteto formado por Rodrigo Nascimento, Vitor Hugo dos Santos, Derick Silva e Paulo André cravou o tempo de 37s72 na final no Catar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Serhat Cagdas/Anadolu Agency via Getty Images
World Athletics Championships in Qatar
1 de 1 World Athletics Championships in Qatar - Foto: Serhat Cagdas/Anadolu Agency via Getty Images

A equipe brasileira masculina do revezamento 4×100 metros voltou a mostrar força no Mundial de Atletismo ao quebrar, neste sábado (05/10/2019), em Doha, o recorde sul-americano desta prova. O quarteto formado por Rodrigo Nascimento, Vitor Hugo dos Santos, Derick Silva e Paulo André cravou o tempo de 37s72 na final no Catar. A marca, porém, não foi suficiente para garantir um lugar no pódio ao time nacional, que terminou em quarto lugar.

A medalha de ouro foi conquistada pela equipe dos Estados Unidos, composta por Cristian Coleman, Justin Gatlin, Michael Rodgers e Cravon Gillespie, que ficou na primeira posição ao cruzar a linha de chegada em 37s10.

A prata foi obtida pela Grã-Bretanha e assegurada com a performance de Adam Gemili, Zharnel Hughes, Richard Kilty e Nethaneel Mitchell-Blake, que terminaram a prova com o tempo de 37s36. No dia anterior, eles haviam sido os líderes das eliminatórias, com 37s56.

O pódio foi fechado pelo time do Japão, formado por Shuhei Tada, Kirara Shiraishi, Yoshihide Kiryu e Abdul Hakim Sani Brown, que garantiu o bronze com a marca de 37s43.

Os brasileiros não conseguiram uma medalha, mas deixaram a pista de disputas em Doha satisfeitos com o ótimo desempenho que apresentaram, pois derrubaram uma marca continental que perdurava desde os Jogos Olímpicos de Sydney-2000. Eles já haviam igualado o tempo obtido há 19 anos na Austrália nas eliminatórias da última sexta-feira, quando marcaram 37s90 e avançaram à final, objetivo que também assegurou ao País uma vaga na Olimpíada de Tóquio-2020 nesta prova.

“Fizemos essa marca muito boa, a realidade do Brasil hoje é o 4x100m. Vamos melhorar individualmente para trazer bons resultados no 4x100m. Continuem confiando na gente, Tóquio é logo ali”, afirmou Paulo André, em entrevista ao SporTV após a final.

Rodrigo Nascimento também exaltou o desempenho do quarteto nacional. “A gente conseguiu correr na casa dos 37s, que era o nosso objetivo. Acredito que a gente saia muito feliz com tudo o que aconteceu. Vou mais enaltecer este resultado, este quarto lugar, do que lamentar”, disse o velocista.

Derick Silva, por sua vez, destacou que a equipe brasileira corrigiu os erros cometidos no qualificatório de sexta-feira para melhorar a performance neste sábado. “No aquecimento hoje conseguimos ajustar o que a gente errou nas eliminatórias e dentro da prova a gente acertou o que a gente tinha errado ontem e deu este resultado que deu hoje”, disse. “O resultado foi um recorde sul-americano fantástico”, acrescentou Vitor Hugo.

Prova feminina
A final prova feminina do revezamento 4x100m do Mundial foi vencida pela equipe jamaicana, com Natalliah Whyte, Shelly-Ann Fraser-Pryce, Jonielle Smith e Shericka Jackson brilhando com o tempo de 41s44, novo recorde da competição.

A prata ficou com a Grã-Bretanha, com 41s85, e bronze com os Estados Unidos (42s10). O Brasil chegou a se classificar para a final na última sexta-feira, mas foi desqualificado pouco depois da prova pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), que apontou que uma das brasileiras invadiu a raia de uma adversária durante a disputa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?