Brasil pode estabelecer maior hegemonia de um país na Libertadores
Caso o Fluminense ganhe a final, o Brasil chegará a cinco títulos consecutivos e estabelecerá maior hegemonia da história da Libertadores
atualizado
Compartilhar notícia
Com a final definida, a Copa Libertadores da América de 2023 terá Fluminense ou Boca Juniors como campeã do maior torneio de futebol da América do Sul. A possível vitória do Tricolor pode levar o Brasil a um feito inédito: se tornar o país com a maior hegemonia da história da competição.
Pela Libertadores da América, nunca houve um país que tivesse cinco times campeões do torneio de maneira consecutiva e o Brasil pode quebrar esse recorde na final desta edição.
As maiores sequências de campeões consecutivos são de quatro por país. A Argentina já tinha atingido a marca duas vezes, entre os períodos de 1967 à 1970 e 1972 à 1975, com os quatro títulos consecutivos do Independiente.
Além dos vizinhos sul-americanos, o Brasil já havia atingido a marca uma vez, entre os anos de 2010 e 2013, com as vitórias seguidas de Internacional, Santos, Corinthians e Atlético-MG.
Pela segunda vez na história, o Brasil chegou novamente à marca de quatro campeões seguidos do país na Libertadores, com times brasileiros se tornando campeões da competição desde 2019.
O recém sucesso brasileiro se deu pela boa fase de Flamengo e Palmeiras, que viveram anos de ouro e se tornaram campeões da Copa Libertadores nos quatro últimos anos. Com títulos em 2019 e 2022 para o Rubro-Negro, e em 2020 e 2021 para o Alviverde.
Na final apenas pela segunda vez na sua história, o Fluminense pode adentrar ao grupo de campeões brasileiros da Libertadores e ajudar o Brasil a estabelecer uma hegemonia jamais vista na competição.
Marcas individuais
Além da marca histórica que o Brasil pode atingir, o Maracanã também pode ser palco de um título inédito pelo lado do Fluminense, que pode conquistar a sua primeira Libertadores da história.
Já o Boca Juniors quer fazer história e se tornar o maior campeão da Copa Libertadores, ao lado do Independiente, e conquistar seu sétimo título.
A final
Pela Glória Eterna, Fluminense e Boca Juniors se enfrentam no próximo dia 4 de novembro, no Estádio Maracanã, em horário que ainda será confirmado pela Conmebol. O duelo terá transmissão ao vivo, pela TV Globo, Espn e pela Conmebol Tv.