metropoles.com
Paris 2024

Brasil conquista primeiras medalhas nas Paralimpíadas Paris 2024

Confira como foi o primeiro dia de competições da delegação brasileira, que teve a conquista de três medalhas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wander Roberto/CPB
Phelipe Natação
1 de 1 Phelipe Natação - Foto: Wander Roberto/CPB

O Brasil teve um bom desempenho no seu primeiro dia de disputas das Paralimpíadas Paris 2024. Nesta quinta-feira (29/8), várias modalidades individuais e coletivas foram disputadas, e o Brasil fechou o dia com três medalhas, uma de ouro, uma de prata e uma de bronze, todas na natação.

Confira um resumo do início brasileiro na competição:

Badminton

Rogério Júnior estreou com derrota nas Paralimpíadas. O brasileiro foi derrotado por dois sets a zero para o indiano Tarun Tarun, na categoria SL4 (atletas com deficiência nos membros superiores). Ele volta a jogar nesta sexta-feira (30/8), contra o francês Lucas Mazur, e precisa vencer para tentar se classificar no seu grupo.

Daniele Souza também fez sua estreia com derrota, por dois sets a zero para a tailandesa Sujirat Pookham. Ela também joga nesta sexta, e vai enfrentar a canadense Chokyu Yuka.

Bocha

O Brasil acumulou derrotas na estreia da modalidade. José Chagas, Iuri Tauan, Laissa Teixeira e Mateus Carvalho perderam na primeira rodada da fase de grupos. A única vitória foi de Maciel Santos, que venceu por W.O, após seu adversário não aparecer para o jogo.

Tênis de Mesa

A modalidade garantiu mais uma medalha para o Brasil nos próximos dias. Cátia Oliveira e Joyce Oliveira venceram as egípcias Fawzia Elshamy e Ola Soliman por três sets a zero e chegaram à semifinal de duplas femininas, na classe WD5, para atletas cadeirantes.

Com isso, a dupla brasileira tem ao menos o bronze garantido, e nesta sexta, disputa a vaga na final contra duas sul coreanas, que são as favoritas ao ouro, e dupla número um do mundo na classe.

Nos outros duelos de duplas, o Brasil conseguiu vitórias importantes com Luiz Manara e Claudio Massad, Danielle Rauen e Manara e Bruna Alexandre e Paulo Salmin.

Natação

A modalidade garantiu as primeiras medalhas paralímpicas para o Brasil. Em sete finais disputadas, foram três medalhas: um ouro, uma prata e um bronze.

O primeiro a entrar na água foi Andrey Madeira, que disputou a final dos 400m livres, classe S9, e terminou a prova em oitavo. Na sequência veio José Ronaldo, que nos 100m costa, ficou com a quarta colocação, mas acabou desclassificado da prova após queimar a largada.

A primeira medalha do Brasil nas Paralimpíadas Paris 2024 veio com Gabrielzinho, porta-bandeira e um dos destaques da natação brasileira. Ele conquistou o ouro com amplo domínio na prova dos 100m costa, classe S2, e foi o único a nadar abaixo dos dois minutos.

Gabriel Bandeira entrou na prova em sequência, e garantiu mais uma medalha, dessa vez a de bronze, nos 100m borboleta, classe S14. Mayara Petzold disputou a prova dos 50m livre na classe S6, mas não conseguiu medalha, terminando na quinta colocação.

Phelipe Rodrigues conquistou a prata nos 50m livre, classe S10. Essa foi a 9ª medalha dele em Paralimpíadas, e a 5ª consecutiva conquistando medalhas. Fechando o dia de finais da natação, Mariana Ribeiro ficou na sétima posição nos 50m livre S10.

Goalball

O Brasil estreou com vitória no masculino e empate no feminino. As mulheres foram as primeiras a entrar em quadra, e venciam a Turquia até os dois minutos finais de jogo, mas acabaram sofrendo o empate, e o jogo terminou em 3 x 3. Já no masculino, os brasileiros venceram a França por 8 x 5, com destaque para André Dantas, que fez quatro gols.

A volta às quadras acontece já nesta sexta-feira. Os homens vão enfrentar a seleção dos Estados Unidos, às 4h. Já as mulheres terão um jogo duro pela frente. A adversária será a seleção de Israel, que ficou na terceira colocação do último mundial.

Taekwondo

Estreante em Paralimpíadas, Maria Eduarda Stumpf acabou eliminada na repescagem, ao perder por 8 x 6 para a turca Meryem Cavdar, na categoria 52kg.

Tiro com Arco

Juliana Cristina participou do ranqueamento no W1 feminino e terminou em 11º lugar, com sua melhor marca pessoal na carreira, com 503 pontos conquistados. No W1 masculino, Eugênio Franco teve a mesma posição: 11º lugar, com 627 pontos.

Jane Karla ficou com a quinta colocação no composto feminino open, com 691 pontos. E no recurvo masculino, Luciano Rezende ficou na 29ª colocação, com 861 pontos.

Vôlei Sentado

A seleção feminina de vôlei sentado garantiu a primeira vitória sem dificuldades, ao bater a Ruanda por três sets a zero, com parciais de 25 x 13, 25 x 10 e 25 x 7. Elas voltam a jogar novamente no sábado (31/8), contra o Canadá.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?