Brasil conquista primeiras medalhas nas Paralimpíadas Paris 2024
Confira como foi o primeiro dia de competições da delegação brasileira, que teve a conquista de três medalhas
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil teve um bom desempenho no seu primeiro dia de disputas das Paralimpíadas Paris 2024. Nesta quinta-feira (29/8), várias modalidades individuais e coletivas foram disputadas, e o Brasil fechou o dia com três medalhas, uma de ouro, uma de prata e uma de bronze, todas na natação.
Confira um resumo do início brasileiro na competição:
Badminton
Rogério Júnior estreou com derrota nas Paralimpíadas. O brasileiro foi derrotado por dois sets a zero para o indiano Tarun Tarun, na categoria SL4 (atletas com deficiência nos membros superiores). Ele volta a jogar nesta sexta-feira (30/8), contra o francês Lucas Mazur, e precisa vencer para tentar se classificar no seu grupo.
Daniele Souza também fez sua estreia com derrota, por dois sets a zero para a tailandesa Sujirat Pookham. Ela também joga nesta sexta, e vai enfrentar a canadense Chokyu Yuka.
Bocha
O Brasil acumulou derrotas na estreia da modalidade. José Chagas, Iuri Tauan, Laissa Teixeira e Mateus Carvalho perderam na primeira rodada da fase de grupos. A única vitória foi de Maciel Santos, que venceu por W.O, após seu adversário não aparecer para o jogo.
Tênis de Mesa
A modalidade garantiu mais uma medalha para o Brasil nos próximos dias. Cátia Oliveira e Joyce Oliveira venceram as egípcias Fawzia Elshamy e Ola Soliman por três sets a zero e chegaram à semifinal de duplas femininas, na classe WD5, para atletas cadeirantes.
Com isso, a dupla brasileira tem ao menos o bronze garantido, e nesta sexta, disputa a vaga na final contra duas sul coreanas, que são as favoritas ao ouro, e dupla número um do mundo na classe.
Nos outros duelos de duplas, o Brasil conseguiu vitórias importantes com Luiz Manara e Claudio Massad, Danielle Rauen e Manara e Bruna Alexandre e Paulo Salmin.
Natação
A modalidade garantiu as primeiras medalhas paralímpicas para o Brasil. Em sete finais disputadas, foram três medalhas: um ouro, uma prata e um bronze.
O primeiro a entrar na água foi Andrey Madeira, que disputou a final dos 400m livres, classe S9, e terminou a prova em oitavo. Na sequência veio José Ronaldo, que nos 100m costa, ficou com a quarta colocação, mas acabou desclassificado da prova após queimar a largada.
A primeira medalha do Brasil nas Paralimpíadas Paris 2024 veio com Gabrielzinho, porta-bandeira e um dos destaques da natação brasileira. Ele conquistou o ouro com amplo domínio na prova dos 100m costa, classe S2, e foi o único a nadar abaixo dos dois minutos.
Gabriel Bandeira entrou na prova em sequência, e garantiu mais uma medalha, dessa vez a de bronze, nos 100m borboleta, classe S14. Mayara Petzold disputou a prova dos 50m livre na classe S6, mas não conseguiu medalha, terminando na quinta colocação.
Phelipe Rodrigues conquistou a prata nos 50m livre, classe S10. Essa foi a 9ª medalha dele em Paralimpíadas, e a 5ª consecutiva conquistando medalhas. Fechando o dia de finais da natação, Mariana Ribeiro ficou na sétima posição nos 50m livre S10.
Goalball
O Brasil estreou com vitória no masculino e empate no feminino. As mulheres foram as primeiras a entrar em quadra, e venciam a Turquia até os dois minutos finais de jogo, mas acabaram sofrendo o empate, e o jogo terminou em 3 x 3. Já no masculino, os brasileiros venceram a França por 8 x 5, com destaque para André Dantas, que fez quatro gols.
A volta às quadras acontece já nesta sexta-feira. Os homens vão enfrentar a seleção dos Estados Unidos, às 4h. Já as mulheres terão um jogo duro pela frente. A adversária será a seleção de Israel, que ficou na terceira colocação do último mundial.
Taekwondo
Estreante em Paralimpíadas, Maria Eduarda Stumpf acabou eliminada na repescagem, ao perder por 8 x 6 para a turca Meryem Cavdar, na categoria 52kg.
Tiro com Arco
Juliana Cristina participou do ranqueamento no W1 feminino e terminou em 11º lugar, com sua melhor marca pessoal na carreira, com 503 pontos conquistados. No W1 masculino, Eugênio Franco teve a mesma posição: 11º lugar, com 627 pontos.
Jane Karla ficou com a quinta colocação no composto feminino open, com 691 pontos. E no recurvo masculino, Luciano Rezende ficou na 29ª colocação, com 861 pontos.
Vôlei Sentado
A seleção feminina de vôlei sentado garantiu a primeira vitória sem dificuldades, ao bater a Ruanda por três sets a zero, com parciais de 25 x 13, 25 x 10 e 25 x 7. Elas voltam a jogar novamente no sábado (31/8), contra o Canadá.