Brasil confirma hegemonia no skate street feminino em 2021
Com representante no pódio Olímpico, domínio na liga mundial e título no X-Games, brasileiras mostram força do país na modalidade
atualizado
Compartilhar notícia
O ano de 2021 comprovou a força das mulheres e meninas brasileiras no mundo do skate. Nas principais competições internacionais da modalidade e nas Olimpíadas, onde o esporte atraiu as atenções de todo o mundo, o Brasil teve representantes no pódio e, na maioria das disputas, com uma campeã verde e amarela.
As três skatistas selecionadas para representarem o Brasil nas Olimpíadas: Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Letícia Bufoni, foram as campeãs dos principais torneios do mundo do skate.
Volta por cima de Pâmela
A maior prova disso aconteceu no último domingo (14/11), depois que Pâmela Rosa, paulista de 22 anos, foi bicampeã mundial da modalidade no Super Crown, evento que fecha o calendário do Street League Skateboarding, principal evento da modalidade e que foi disputado em Jacksonville, cidade da Flórida nos Estados Unidos.
Pâmela conquistou o prêmio pela 2ª vez consecutiva, já que em 2019 ela também garantiu o título na disputa e igualou o feito de Lacey Baker, vencedora nos anos de 2016 e 2017.
Vale relembrar que o circuito de 2020 foi cancelado por conta da pandemia da Covid-19. Neste ano, o circuito acabou tendo apenas três etapas, e em todas as oportunidades o Brasil teve uma representante na primeira colocação.
É importante destacar que o título representa uma superação
Com vitórias consistentes, Rayssa deve dominar circuito
Depois de terminar as Olimpíadas na 2ª posição, Rayssa Leal assumiu o protagonismo do circuito mundial. Mesmo ficando na 2ª colocação no Super Crown, fechando uma dobradinha com Pâmela no pódio, a pequena skatista de apenas 13 anos deixou claro que será protagonista por muito tempo dentro do mundo do skate.
Nas etapas de Salt Lake City e Lake Havasu, a pequena skatista venceu de maneira consistente e emocionante. Executando manobras na última volta, a brasileira tirou por duas vezes o título das mãos de Momiji Nishiya, japonesa que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas.
A jovem vai mostrando evolução constante e a dominação total do Street League parece questão de tempo para a Fadinha do skate.
Letícia também garantiu suas conquistas em 2021
Mesmo sem ter ido bem nas Olimpíadas e não ter entrado em nenhum pódio do Street League, Leticia Bufoni garantiu títulos em dois outros dois campeonatos internacionais que não contaram com a presença de Pâmela e Rayssa, confirmando a força das brasileiras nas pistas de skate.
Antes de embarcar rumo à Tóquio, Bufoni venceu uma etapa do X-Games disputada na Califórnia. Com uma volta quase perfeita, a brasileira garantiu sua 6ª medalha de ouro na competição.
Depois das Olimpíadas, foi a vez de Letícia garantir o título do Red Bull Paris Contest, evento realizado na França. Ela venceu a final tripla com a argentina Eugenia Ginepro e a francesa Charlotte Hymm.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.