Brasil chega ao Pan de olho em vagas para Paris e novo recorde
Disputa em Santiago pode ser a oportunidade de atletas brasileiros irem para as Olimpíadas do ano que vem
atualizado
Compartilhar notícia
A cidade de Santiago, no Chile, recebe a partir desta sexta-feira (20/10), os jogos Pan-Americanos. Ao todo, 7 mil atletas estarão na disputa de 58 modalidades. Destas, 21 darão vaga para os jogos de Paris, no ano que vem. Serão 244 vagas em disputa para o maior torneio esportivo do mundo. O Brasil desembarca na capital chilena com o objetivo de superar a marca de 2019, quando teve o melhor desempenho em uma edição de Pan.
Além das vagas diretas, com classificação automática para Paris, a disputa do Pan ainda vai contribuir para que alguns atletas consigam atingir seus índices, como no atletismo e na natação, por exemplo. Nos esportes coletivos, as equipes que ficarem com a medalha de ouro, tanto no feminino quanto no masculino, estarão automaticamente classificados.
Três modalidades vão estrear neste Pan-Americano de Santiago: o skate, o breaking e a escalada. As três também estão na grade de atividades das Olimpíadas 2024.
Os jogos de Santiago, no entanto, vai abrigar algumas modalidades que não estarão na Olimpíadas, são elas: beisebol, boliche, esqui aquático, karatê, patinação artística em rodas, patinação de velocidade inline, pelota basca, raquetebol, softbol, Squash e wakeboarding.
A equipe brasileira tenta repetir ou até mesmo superar as marcas de 2019, em Lima, quando teve o melhor desempenho de sua história. Ao todo, o Brasil conquistou 171 medalhas, sendo 55 ouros, 45 pratas e 71 bronzes. A cerimônia de início do Pan-Americano de Santiago vai começar a partir das 20h.