metropoles.com

Brasil alcança finais no Grand Slam de judô e ganha dois ouros

Competição disputada em Brasília teve representantes do país em todas as decisões do primeiro dia de combates

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br
Daniel Cargnin
1 de 1 Daniel Cargnin - Foto: Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br

O primeiro dia de competições no Grand Slam de judô, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) foi positivo para o Brasil. Fazendo valer a possibilidade de inscrever quatro atletas por divisão pelo fato de ser sede da competição, os donos da casa emplacaram finalistas em todas as categorias disputadas neste domingo (06/10/2019). Nas decisões, porém, o aproveitamento não foi alto, com o Brasil chegando ao lugar mais alto do pódio em dois casos.

A primeira judoca a subir no tatame foi a paulista Gabriela Chibana, na luta que valia o ouro na categoria até 48kg. Ela, porém, foi superada pela portuguesa Catarina Costa, que conquistou o triunfo ao vencer por um wazari.

Na final masculina até 60kg, o ouro invariavelmente ficaria com um brasileiro. Eric Takabatake e Allan Kuwabara se enfrentaram em um combate movimentado desde o início. Os dois acumularam punições no decorrer da luta, mas Kuwabara conseguiu encaixar um bonito ippon no início do golden score para garantir o primeiro ouro do Brasil no Grand Slam de Brasília.

“A gente se enfrenta desde criança, mas lutar em um evento desse tamanho torna as coisas maiores. (Novas convocações) vão ser decididas pela comissão técnica da Seleção Brasileira, mas eu estou sempre buscando evoluir”, destacou Kuwabara.

Larissa Pimenta chegou à decisão embalada por boas vitórias nas lutas eliminatórias. O sonho do título do Grand Slam, porém, durou pouco: diante de uma inspirada Odette Giuffrida, a brasileira até começou bem, mas se viu presa em um estrangulamento da italiana e foi forçada a sinalizar a desistência da luta, vencida por Giuffrida por ippon.

Aos 21 anos o gaúcho Daniel Cargnin mostrou que 2019 vem sendo um ano inesquecível na carreira do judoca. Depois de conquistar a medalha de ouro no Pan-Americano da modalidade, o lutador fez uma luta segura diante do italiano Manuel Lombardo. Um wazari que levantou o público no CICB foi suficiente para que o gaúcho conquistasse o importante título do Grand Slam.

Com a pecha de ter sido algoz de ninguém menos que Rafaela Silva, a jovem Ketelyn Nascimento chegou à final quando enfrentou a britânica Nekoda Smythe-Davis. A luta seguiu parelha até o golden score, mas a europeia encaixou uma linda queda, aplicando um incontestável ippon sobre a brasileira, que ficou com a medalha de prata.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?