Brasil conhece adversários no vôlei feminino em Paris. Veja
Sorteio realizado nesta quarta-feira (19/6) definiu os primeiros adversários da Seleção feminina de vôlei nas Olimpíadas. Confira
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quarta-feira (19/6), a Seleção Brasileira feminina de vôlei conheceu seus primeiros adversários na Olimpíada de Paris-2024. Sob o comando do técnico José Roberto Guimarães, o Brasil vai enfrentar Japão, Polônia e Quênia no Grupo B. A competição acontecerá entre 27 de julho e 10 de agosto, na South Paris Arena 01, na capital francesa.
O Brasil foi um dos três cabeças de chave do sorteio, junto com Itália e França, país-sede dos Jogos Olímpicos. A definição dos grupos ocorreu em Bangcoc, na Tailândia, onde também será disputada a fase final da Liga das Nações. O sorteio colocou o Brasil em um grupo considerado mais acessível, tendo como principal adversário a Polônia, atual quarta colocada no ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
No Grupo A, a disputa promete ser intensa, com França, Sérvia, China e Estados Unidos, considerados os mais fortes. Já o Grupo C, com Itália, Holanda, República Dominicana e Turquia, é apontado como o mais equilibrado. O Japão, sétimo no ranking, e o Quênia, na 20ª posição, completam o grupo do Brasil. Recentemente, na Liga das Nações, o Brasil venceu Japão por 3 a 2 e Polônia por 3 a 1.
A edição de Paris-2024 traz um novo formato para o torneio de vôlei, com 12 equipes divididas em três grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave, além das duas melhores terceiras colocadas, avançam às quartas de final. Este formato difere do utilizado até os Jogos de Tóquio, onde os times eram divididos em apenas dois grupos. O Brasil chega à competição como favorito à medalha de ouro, impulsionado pela prata em Tóquio e pela campanha impecável na Liga das Nações, com 12 vitórias em 12 jogos. O sorteio dos grupos do masculino está marcado para o dia 26 deste mês, em Lódz, na Polônia.