GP do Azerbaijão: Bottas quer pontuar para desbancar Bortoleto em 2025
Enquanto o jovem brasileiro vive boa fase na Fórmula 2, Valtteri Bottas segue sem pontuar na Fórmula 1, o que gera incertezas sobre futuro
atualizado
Compartilhar notícia
É comum que a temporada da Fórmula 1 termine com alguma equipe sem pontuar. A última vez que um time terminou uma edição zerada na tabela foi em 2021. Naquele ano, a Haas não conseguiu um ponto sequer em nenhuma das 22 corridas.
Neste ano, a Sauber pode ser a escolhida para terminar a temporada sem pontuar, mas o piloto Valtteri Bottas quer evitar o feito para manter-se na F1 em 2025. Nem ele, nem Guanyu Zhou pontuaram pela escuderia nas 16 corridas de 2024 até o momento. Contudo, a dupla pode reverter a situação no Grande Prêmio do Azerbaijão, que ocorre neste domingo (13/9), a partir das 8h.
Entretanto, a pontuação tem peso maior para Bottas, uma vez que ele e o brasileiro Gabriel Bortoleto brigam pela vaga restante na Sauber para o ano que vem. A escuderia já anunciou Nico Hulkenberg, atualmente da Haas, para 2025, o que deixa apenas um lugar sobrando.
Bottas leva a melhor sob o brasileiro no quesito experiência, mas perde em rendimento. Bortoleto, por outro lado, vive grande fase na Fórmula 2. Ele, por exemplo, venceu a última corrida em Monza, na qual largou em último e precisou fazer uma série de ultrapassagens.
Para pontuar, porém, Bottas precisará recuperar oito posições. Ele irá largar 18º em Azerbaijão, pois anotou o tempo de 1m43s618 durante a classificação deste sábado (14/9). A pole position da Fórmula 1 ficou com Charles Leclerc, da Ferrari.
O que a assessoria de Bortoleto diz?
Os rumores de Bortoleto na Sauber ganham força a cada momento. Ele foi visto em conversa com Mattia Binotto, chefe da escuderia, durante o GP de Monza. Na sequência, a McLaren o chamou para realizar o primeiro teste em um dos carros da Fórmula 1.
A equipe de reportagem do Metrópoles buscou informações com a assessoria do Brasileiro, que não negou a existência de uma negociação entre as partes. “A nossa torcida para que esse assunto seja concretizado e tão grande como a de todos os brasileiros”, destaca a equipe de comunicação do jovem piloto.
Uma pontuação de Bottas no restante da atual temporada, porém, pode desbancar as chances de o Brasil voltar para a Fórmula 1 depois de cinco anos.