metropoles.com

GP do Azerbaijão: Bottas quer pontuar para desbancar Bortoleto em 2025

Enquanto o jovem brasileiro vive boa fase na Fórmula 2, Valtteri Bottas segue sem pontuar na Fórmula 1, o que gera incertezas sobre futuro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
imagem colorida de valtteri bottas no gp do azerbaijão - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de valtteri bottas no gp do azerbaijão - Metrópoles - Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

É comum que a temporada da Fórmula 1 termine com alguma equipe sem pontuar. A última vez que um time terminou uma edição zerada na tabela foi em 2021. Naquele ano, a Haas não conseguiu um ponto sequer em nenhuma das 22 corridas.

Neste ano, a Sauber pode ser a escolhida para terminar a temporada sem pontuar, mas o piloto Valtteri Bottas quer evitar o feito para manter-se na F1 em 2025. Nem ele, nem Guanyu Zhou pontuaram pela escuderia nas 16 corridas de 2024 até o momento. Contudo, a dupla pode reverter a situação no Grande Prêmio do Azerbaijão, que ocorre neste domingo (13/9), a partir das 8h.

Entretanto, a pontuação tem peso maior para Bottas, uma vez que ele e o brasileiro Gabriel Bortoleto brigam pela vaga restante na Sauber para o ano que vem. A escuderia já anunciou Nico Hulkenberg, atualmente da Haas, para 2025, o que deixa apenas um lugar sobrando.

Bottas leva a melhor sob o brasileiro no quesito experiência, mas perde em rendimento. Bortoleto, por outro lado, vive grande fase na Fórmula 2. Ele, por exemplo, venceu a última corrida em Monza, na qual largou em último e precisou fazer uma série de ultrapassagens.

Para pontuar, porém, Bottas precisará recuperar oito posições. Ele irá largar 18º em Azerbaijão, pois anotou o tempo de 1m43s618 durante a classificação deste sábado (14/9). A pole position da Fórmula 1 ficou com Charles Leclerc, da Ferrari.

O que a assessoria de Bortoleto diz?

Os rumores de Bortoleto na Sauber ganham força a cada momento. Ele foi visto em conversa com Mattia Binotto, chefe da escuderia, durante o GP de Monza. Na sequência, a McLaren o chamou para realizar o primeiro teste em um dos carros da Fórmula 1.

A equipe de reportagem do Metrópoles buscou informações com a assessoria do Brasileiro, que não negou a existência de uma negociação entre as partes. “A nossa torcida para que esse assunto seja concretizado e tão grande como a de todos os brasileiros”, destaca a equipe de comunicação do jovem piloto.

Uma pontuação de Bottas no restante da atual temporada, porém, pode desbancar as chances de o Brasil voltar para a Fórmula 1 depois de cinco anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?