Botafogo se torna 2º time a ser campeão vindo da pré-Libertadores
Botafogo conquistou a Libertadores após derrotar o Atlético-MG neste sábado (30/11), por 3 x 1, na Argentina
atualizado
Compartilhar notícia
Ao conquistar o título da Libertadores, neste sábado (30/11), Botafogo entrou para um seleto grupo. O Fogão se tornou apenas o 2º time a conquistar a competição continental da América do Sul após passar pela fase de playoffs.
A outra equipe que conquistou esse feito foi o Estudiantes, em 2009. Guiado por Verón, o time argentino venceu o Cruzeiro, de Adilson Batista, por 2 x 1 no agregado.
O caminho do Botafogo pela Glória Eterna começou na 2ª fase da Pré-Libertadores, contra o Aurora, da Bolívia. Os clubes empataram em 1 x 1 na ida e, na volta, no Nilton Santos, o Glorioso goleou por 6 x 0.
Já na 3ª fase, o Botafogo passou pelo Red Bull Bragantino. O Alvinegro venceu por 2 x 1 na ida, no Nilton Santos, e empatou em 1 x 1 no Estádio Nabi Abi Chedid.
Na fase de grupos, o time de Artur Jorge teve um começo turbulento, com derrotas para Junior Barranquilla e LDU, mas conseguiu se recuperar e ficou na segunda posição, com 10 pontos.
A partir das oitavas, já em grande fase, o Botafogo passou por Palmeiras, São Paulo e River Plate, respectivamente, até a grande decisão contra o Atlético-MG. Confira:
Botafogo 2 x 1 Palmeiras (ida das oitavas de final)
Palmeiras 2 x 2 Botafogo (volta das oitavas de final)
Botafogo 0 x 0 São Paulo (ida das oitavas de final)
São Paulo 1 x 1 Botafogo – 4 x 5 nos pênaltis (volta das quartas de final)
Botafogo 5 x 0 Peñarol (ida das semifinais)
Peñarol 3 x 1 Botafogo (volta das semifinais)
Atlético-MG 1 x 3 Botafogo (final)