Após 51 anos, Botafogo e Palmeiras se reencontram na Libertadores
Botafogo e Palmeiras iniciam caminhada nas oitavas da Libertadores e se enfrentam nesta quarta-feira (14/8), no Nilton Santos.
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quarta-feira (14/8), às 21h30, no Estádio Nilton Santos, Botafogo e Palmeiras iniciam a batalha por uma vaga nas quartas da Libertadores. As equipes atualmente são protagonistas no cenário nacional, muito por conta do Campeonato Brasileiro de 2023, quando Fogão e Verdão disputaram o título, vencido pelos paulistas.
Esta não é a primeira vez que Botafogo e Palmeiras se encontram na Copa Libertadores. As equipes estiveram cara a cara na competição em outras três oportunidades, todas na fase de grupos da edição de 1973, há 51 anos. Cada equipe venceu uma partida, e como tiveram a mesma campanha na fase de grupos, uma partida de desempate precisou ser realizada para definir quem avançaria para a fase semifinal. A vitória foi do Glorioso, pelo placar de 2 x 1.
Para a partida desta noite, o treinador Arthur Jorge, do Botafogo, deve contar com o retorno de Tiquinho Soares ao comando de ataque. Ele esteve fora das últimas três partidas do Glorioso por uma lesão no joelho direito.
Já o Palmeiras deve contar com a volta do jovem Estêvão, que não pode jogar nas últimas quatro partidas do Verdão por conta de entorses no tornozelo e no joelho.
Como chega cada equipe
Iniciando a campanha na Libertadores a partir da segunda fase, o Botafogo derrotou o Aurora, da Bolívia e o Red Bull Bragantino para chegar ao grupo B do torneio continental, onde, em um grupo com Universitário do Peru, LDU e Junior Barranquilla, passou em 2º lugar ao mata-mata.
Já o Palmeiras, com o título brasileiro de 2023, entrou diretamente na fase de grupos da Libertadores. Com uma campanha de 4 vitórias e 2 derrotas, o Verdão garantiu a primeira posição, deixando para trás Liverpool do Uruguai, Independiente Del Valle e San Lorenzo.
No Campeonato Brasileiro, Botafogo e Palmeiras brigam na parte de cima da tabela. Enquanto o Glorioso lidera a tabela do campeonato nacional, o Verdão está próximo, na 4ª posição, com cinco pontos de distância.