Cruzeiro empata com Botafogo e espanta possibilidade de rebaixamento
Com o resultado de 0 x 0, o Botafogo deu adeus a possibilidade de título no Campeonato Brasileiro. Cruzeiro conseguiu ficar na Série A
atualizado
Compartilhar notícia
Sem mosaico, os jogadores do Botafogo foram recebidos pela própria torcida com pipocas arremessadas na entrada do campo. O time da casa não conseguiu vencer o visitante Cruzeiro. O empate sem gols e a vitória do Grêmio sobre o Vasco fizeram o Glorioso descer para a quinta colocação do Brasileirão, além de prolongar a sequência sem vitórias.
Com o resultado de 0 x 0, o Botafogo está há 10 jogos sem vencer. O empate diante do Cruzeiro, neste domingo (3/12), deixou o time da casa 64 pontos e já não pode mais ser campeão. A Raposa ficou em 14º lugar com 46 pontos, que vai permanecer na Série A em 2024 com o resultado de Bahia e América-MG.
O início do jogo foi pouco intenso, com os times se estudando bastante. A primeira chance perigosa ocorreu aos 17 minutos. O atacante Tiquinho Soares recebeu bola na área, dominou, girou e chutou para a defesa do goleiro Rafael Cabral, do Cruzeiro.
Logo na sequência Tiquinho recebeu outra bola. Dessa vez de fora da área ele chutou com perigo, mas a bola saiu em linha de fundo, aos 19 minutos. O Glorioso passou a ter mais volume de jogo a partir daí.
A primeira punição do jogo ocorreu aos 21 minutos. O lateral direito Palácios empurrou Victor Sá perto da grande área, o que gerou uma falta perigosa para o Botafogo. O defensor recebeu o cartão amarelo e o lance terminou em chute para fora.
O Cruzeiro chegou com perigo pela primeira vez aos 35 minutos. O atacante Arthur Gomes fez boa jogada individual, mas chutou em cima do goleiro Perri.
O Botafogo respondeu pouco tempo depois com um chute travado. Junior Santos recebeu boa bola de Tchê Tchê, Marlon chegou para abafar e rendeu um escanteio para o Glorioso. Na sequência Danilo Barbosa recebe dentro da área e tenta o chute sem ângulo.
Perri precisou trabalhar de novo aos 44 minutos. Lucas Silva soltou um foguete do meio da rua, mas o goleiro botafoguense fez boa defesa. Em seguida, o volante Gabriel Pires, do Botafogo, recebeu cartão amarelo por falta em Arthur Gomes.
O primeiro tempo terminou sem gols, o que enfureceu os torcedores botafoguenses. Mais pipocas e vaias caíram sobre o time, que viu as chances de ganhar o campeonato escapar mesmo com uma grande vantagem.
Segundo tempo de Botafogo x Cruzeiro
O Botafogo voltou desatento para o segundo tempo e quase viu o Cruzeiro abrir o placar. Matheus Pereira recebeu livre dentro da área botafoguense, mas Perri fez outra boa defesa. No rebote, o mesmo atacante tentou de novo, mas o goleiro se recuperou e evitou o gol da Raposa.
Na sequência, o zagueiro Adryelson fez uma dura falta e recebeu amarelo. Ele estava pendurado e vai desfalcar o Botafogo na última rodada do Brasileirão.
Aos seis minutos do segundo tempo, o Botafogo ficou no quase mais uma vez. Carlos Alberto fez boa arrancada e tocou para Luis Henrique, mas o atacante errou a passada e a bola ficou fácil para a defesa do Cruzeiro.
Já nos 30 minutos, o Glorioso teve outra boa chance, mas o empate permaneceu. Gabriel Pires levantou a bola na área e Carlos Alberto, livre, cabeceou para fora.
O atacante Diego Costa também vai desfalcar o Botafogo na última rodada. Ele recebeu o cartão amarelo por falta em João Pedro, aos 44 minutos.
Os times entraram em desespero durante os acréscimos para o fim do jogo. O Botafogo empurrava o Cruzeiro para trás, mas a Raposa respondia com contra ataques sem eficácia. Logo, o jogo terminou no empate sem gols.
O time da casa vai voltar a jogar, na próxima quarta-feira (6/12), fora de casa contra o Internacional. Já a Raposa vai encerrar sua participação no Brasileirão de 2023, em casa, contra o líder Palmeiras, também na próxima quarta.