Botafogo deixa maior vantagem da história escapar e perde título
No Brasileirão de pontos corridos, o Botafogo protagonizou a perda da maior vantagem da história e não pode mais se tornar campeão
atualizado
Compartilhar notícia
Após campanha histórica no primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2023, o Botafogo deu adeus à disputa pelo título nesse domingo (3/12), quando empatou com o Cruzeiro em 0 x 0. De líder do Brasileirão a 5º colocado na tabela, o Glorioso protagonizou a maior derrota em um Campeonato Brasileiro na história dos pontos corridos.
Ao fim do primeiro turno do Brasileirão, o Alvinegro era o primeiro colocado, com 13 pontos de distância para o vice-líder, Grêmio. Desde então, o Botafogo passou na mão de cinco técnicos diferentes, chegou a 10 jogos sem vencer no campeonato e deixou a vantagem que tinha escapar pelas mãos.
A campanha de rebaixado no returno foi a grande responsável pela perda do Botafogo na luta pelo título de campeão e pelo desperdício da maior vantagem de um Brasileirão por pontos corridos na história do campeonato. A derrota dolorosa levou o Alvinegro a integrar o grupo pequeno de times que foram campeões do primeiro turno mas deixaram o campeonato escapar.
Desde que o formato de pontos corridos passou a ser utilizado no Campeonato Brasileiro, apenas quatro times haviam perdido o torneio após se consagrarem campeões do primeiro turno. Com a derrota do Botafogo, o grupo passou a ter cinco integrantes.
Confira as campanhas que não mantiveram o bom resultado e perderam o Brasileirão:
Grêmio (2008)- vantagem de oito pontos para o campeão, São Paulo
Internacional (2009)- vantagem de 10 pontos para o campeão, Flamengo
Atlético Mineiro (2012)- vantagem de um ponto para o campeão, Fluminense
São Paulo (2018)- vantagem de oito pontos para o campeão, Palmeiras
São Paulo (2020)- vantagem de dois pontos para o campeão, Flamengo
Botafogo (2023)- vantagem de 13 pontos para o atual líder, Palmeiras