Botafogo identifica e pune duramente torcedor racista
Torcedor do Botafogo foi visto direcionando gestos racistas à torcida do Palmeiras em partida pela Libertadores nessa quarta-feira (14/8)
atualizado
Compartilhar notícia
O Botafogo identificou o torcedor que foi visto direcionando gestos racistas à torcida do Palmeiras na vitória do Alvinegro pela Copa Libertadores nessa quarta-feira (14/8). Após a identificação, o homem foi banido permanentemente do Estádio Nilton Santos e foi excluído do quadro de sócios do time carioca.
A diretoria do Alvinegro trabalhava na identificação do torcedor desde que as imagens do ato racista foram difundidas na internet. Com a ajuda do sistema de biometria facial do Nilton Santos, o Botafogo conseguiu comprovar a identidade do responsável.
Demitido
O torcedor em questão é Vinícius Ramos, morador do município de Maricá, na região de Grande Niterói. Após identificação, o homem foi exonerado do cargo na administração pública na Secretaria de Ciência e Tecnologia da prefeitura de Maricá.
Em nota, a prefeitura do município fluminense condenou a atitude do ex-funcionário e revelou ter tomado todas as mediadas cabíveis. “A prefeitura de Maricá demitiu o torcedor envolvido em atos racistas no jogo entre Botafogo e Palmeiras, quarta-feira (14/08), no estádio Nilton Santos. Vinicius Ramos foi exonerado da função que ocupava na Secretaria de Ciência e Tecnologia”, disse a nota.
Ver essa foto no Instagram
Botafogo se pronuncia
Através das redes sociais oficias do clube, o Botafogo publicou um comunicado reafirmando o seu compromisso com o combate ao racismo e revelou que está em contato com as autoridades policias para a resolução e investigação do crime.
Confira a nota na íntegra:
“Não será apenas uma Nota Oficial protocolar de repúdio e com frases enérgicas de ações futuras contra atos racistas. O “torcedor” que não representa os milhões que constituem o Botafogo foi identificado na manhã desta quinta (15) e será banido do Estádio Nilton Santos. A vergonha que ocorreu na partida de ontem precisa ser exemplarmente punida, motivo pelo qual as autoridades policiais estão sendo informadas com todos os recursos disponíveis.
Racismo é crime — e um crime sem perdão. O Botafogo está comprometido em combater de forma ativa este mal e não medirá esforços para garantir que tais atos não tenham lugar no esporte e na sociedade como um todo. O futebol tem um papel muito importante na construção social e influencia a vida de muita gente. Que os outros Clubes e entidades esportivas sigam o mesmo caminho e que esta mensagem de conscientização surta efeito.
Juntos, faremos o Botafogo e o Futebol um exemplo de respeito e igualdade.”