Bolt perde ouro por doping de Carter. Brasil deve herdar bronze
Com a desclassificação da Jamais dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, Trinidad e Tobago assume o ouro e o Japão ganha a prata
atualizado
Compartilhar notícia
O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta quarta-feira (25/1) punição ao velocista jamaicano Nesta Carter, pego em exame antidoping nos Jogos Olímpicos Pequim-2008. A sanção ao corredor implicou a desclassificação de toda a equipe da Jamaica e a perda do ouro do revezamento 4x100m dos Jogos de Pequim 2008 — inclusive de Usain Bolt. Com a manutenção do pódio, o Brasil, quarto colocado nos Jogos, deve herdar o bronze.
Com a desclassificação da Jamaica, Trinidad e Tobago herda o ouro — o país teve como medalhistas Keston Bledman, Marc Burns, Emmanuel Callender e Richard Thompson. O Japão, por sua vez, pula para o segundo lugar, enquanto o Brasil salta para terceiro. Deste modo, Vicente Lenílson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira, o Codó, devem herdar o bronze.Nos últimos meses, o COI flagrou dezenas de atletas além de Carter após a reavaliações de amostras de sangue e urina coletadas nos Jogos de Pequim e Londres (2012). Na análise mais recente, técnicos acharam em um dos exames do jamaicano a substância proibida metilhexaneamina. A substância, encontrada em suplementos alimentares e descongestionantes nasais, atua como estimulante.
Em nota publicada nesta quarta-feira, a comissão disciplinar do COI indicou o Comitê Olímpico Jamaicano como responsável por recolher as medalhas, os pins comemorativos e o diploma entregues aos atletas na cerimônia de premiação.