Histórico: Bia Haddad Maia vence e chega às oitavas em Wimbledon
Tenista brasileira Bia Haddad Maia venceu a romena Sorana Cirstea e pode encarar a atual campeã de Wimbledon
atualizado
Compartilhar notícia
A tenista brasileira Bia Haddad Maia continua fazendo história em 2023. Neste sábado (8/7), a paulista venceu a romena Sorana Cirstea, número 37ª do mundo, e chegou às oitavas de final do torneio de Wimbledon. Ela é apenas a segunda brasileira a alcançar tal fase desde a lenda Maria Esther Bueno.
A número 13 do ranking mundial bateu Cirstea com um duplo 6/2. Agora, ela espera a vencedora do duelo entre a britânica Katie Boulter, 89 do mundo, e a terceira cabeça de chave e atual campeã, Elena Rybakina, do Cazaquistão.
Assim, Bia conseguiu sua 15ª vitória em Grand Slams – o grupo dos quatro maiores torneios do mundo: Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos EUA. Antes, a paulista chegou às semifinais de Roland Garros.
Uma boa notícia também foi que, pela primeira vez no torneio inglês, ela não precisou virar uma partida. Nas duas primeiras rodadas, ela saiu perdendo contra Yulia Putintseva, 56ª, e Jaqueline Cristian, 133ª.
O jogo
Bia Haddad teve um início de jogo bastante forte, como ainda não havia conseguido em Wimbledon. Em 22 minutos, abriu 3-0. Cirstea equilibrou a partida e chegou a 3-2, mas a sequência da brasileira foi matadora e ela fechou o primeiro set em 6-2.
No segundo set, Bia devolveu forte os saques da adversária, enquanto era agressiva no próprio serviço. Abriu 4-0 e, mesmo com Cirstea confirmando próprio saque duas vezes, a brasileira fechou em 6-2.