metropoles.com

Bia Haddad bate campeã de 2017 na estreia do US Open

Brasileira estreou com o pé direito no torneio nos Estados Unidos ao bater norte-americana. Agora, enfrenta Taylor Townsend

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Clive Brunskill/Getty Images
Imagem mostra tenista brasileira Bia Haddad comemorando em jogo de tênis - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra tenista brasileira Bia Haddad comemorando em jogo de tênis - Metrópoles - Foto: Clive Brunskill/Getty Images

Beatriz Haddad Maia estreou com uma sofrida vitória no US Open, nesta segunda-feira (28/8), em Nova York. Em mais um duelo de três sets em Grand Slam, a tenista número 1 do Brasil e 19 do mundo derrubou a local Sloane Stephens, campeã de 2017 e ex-número três do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 5/7 e 6/4, em uma batalha de quase três horas de duração.

Com a vitória, Bia iguala sua melhor campanha no Grand Slam americano, alcançada no ano passado.

Bia esbanjou consistência ao longo do jogo e dominou a experiente rival, de 30 anos, principalmente no primeiro set e na reta final do terceiro. Em sua terceira participação na chave principal do US Open, a brasileira se destacou nos pontos mais importantes da partida, quando fez valer o forte saque, o decisivo backhand e as devoluções firmes no fundo da quadra.

Na segunda rodada, a tenista paulista enfrentará a também americana Taylor Townsend, que avançou nesta segunda ao vencer a russa Varvara Gracheva por 6/4 e 6/2. Bia enfrentou Townsend apenas uma vez no circuito e foi derrotada, no qualifying de Miami, em 2019.

Nesta segunda-feira, Bia começou a partida um pouco tensa. Foram duas duplas faltas logo em seu primeiro game de saque. Após confirmar o seu saque, ela passou a pressionar a americana, atual 36ª do ranking, e faturou a primeira quebra do jogo logo no terceiro game, após seguidos erros da americana, ex-número três do mundo.

Passada a tensão inicial, a brasileira passou a esbanjar confiança no forehand. Ela batia forte com a mão esquerda sempre buscando o backhand da americana. E alternava o golpe com deixadinhas na rede. Neste ritmo, obteve nova quebra e abriu 5/2 no placar. Na sequência, confirmou o triunfo na primeira parcial do jogo.

O segundo set começou com Bia pressionando o serviço de Stephens A tenista da casa, no entanto, elevou o nível do saque e equilibrou o confronto. Mesmo assim, Bia se impôs no serviço da americana no sétimo game e fez 4/3. Stephens devolveu a quebra logo em seguida, empatando o duelo (4/4).

Contando com o apoio da torcida, a americana passou a acertar belos golpes em contra-ataques e recuperou a confiança. No 12º game, a pressão sobre o saque de Bia aumentou e a tenista da casa faturou nova quebra. Assim, fechou o segundo set e empatou o confronto, forçando a disputa da terceira parcial.

O set decisivo foi marcado por um festival de quebras de saque. Logo no primeiro game, Bia se impôs no serviço de Stephens. A americana devolveu a quebra, mas a brasileira voltou a se impor no serviço da adversária, fazendo valer seu poderoso e decisivo backhand nas trocas de bola. Cada tenista alternou nova quebra até que Bia confirmou dois games de saque e garantiu a vitória.

SWIATEK ATROPELA

Atual campeã do Grand Slam americano, a polonesa Iga Swiatek atropelou a sueca Rebecca Peterson por 2 a 0, com parciais de 6/0 e 6/1, em apenas 58 minutos. Na segunda rodada, a número 1 do mundo vai enfrentar a australiana Daria Saville, apenas a 322ª do ranking. Nesta segunda, a tenista da Austrália avançou ao superar a local Clervie Ngounoue por 6/0 e 6/2.

Vice-campeã de Roland Garros, a checa Karolina Muchova (10ª cabeça de chave) estreou com vitória sobre a australiana Storm Hunter por 6/4 e 6/0. Já a ex-número 1 do mundo Victoria Azarenka (18ª), de Belarus, despachou a francesa Fiona Ferro por 6/1 e 6/2. Atual campeã olímpica, a suíça Belinda Bencic (15ª) derrotou a russa Kamilla Rakhimova por 6/2 e 6/4.

A rodada desta segunda já contou com a primeira grande zebra do torneio. A grega Maria Sakkari (8ª) foi surpreendida pela espanhola Rebeka Masarova por duplo 6/4. Em outros jogos do dia, avançaram a polonesa Magdalena Frech, a eslovaca Anna-Karolina Schmiedlova e a local Lauren Davis.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?