The Last Dance reapresenta mito de Jordan para novas gerações
Netflix disponibilizou os dois primeiros episódios do documentário que detalha a tumultuada temporada de 1997-98 do Chicago Bulls
atualizado
Compartilhar notícia
A Última Dança. Esse foi o tema escolhido pelo técnico Phil Jackson para motivar seus jogadores na temporada 1997-98 do Chicago Bulls, aquela que deveria ser a última daquele vitorioso grupo que, até o momento, havia conquistado cinco títulos pela franquia. A Última Dança, o documentário que retrata como, de fato, transcorreu aquele campeonato, revela que, apesar da mensagem de união pretendida por Phil, a última jornada de Jackson, Jordan, Pippen, Rodman e Cia. juntos foi tudo menos harmoniosa.
Dirigido por Jason Hehir (The Fab Five, André the Giant), The Last Dance (ou Arremesso Final, na tradução, em português), vinha coberto de expectativa pela enormidade do que prometia: imagens inéditas dos bastidores do último título conquistado pelo Chicago Bulls de Michael Jordan e Scottie Pippen divididas em 10 episódios. A julgar pelos dois primeiros episódios disponibilizados pela Netflix nessa segunda (20/04), a promessa será cumprida.
Utilizando a temporada 1997-98 como fio condutor da narrativa, Arremesso Final detalha as motivações e conflitos dos principais personagens da franquia que, apesar de vir de uma década vitoriosa, começava a apresentar sinais de cansaço e, com diversos contratos se encerrando, estava com um grupo pronto para ser desmanchado. Pelo menos essa era a opinião do gerente-geral Jerry Krause.
Krause, um dos destaques desses dois primeiros episódios, é apresentado como um homem com “complexo do baixinho”, um profissional que, apesar de ter montado uma equipe vencedora, exigia um nível de reconhecimento comparável às contribuições de Jordan e Pippen.
A tensão entre Pippen e Krause é também bem documentada no segundo episódio da série. Apesar de ser reconhecido como o segundo melhor jogador do Bulls e um dos melhores da NBA, o camisa 33, durante o seu auge, não figurava nem entre os 100 jogadores mais bem pagos da liga. Entendemos, em uma viagem às suas origens e à sua história de família, porque Pippen aceitou um contrato tão longo, mas tão pouco lucrativo e o quão perto ele esteve de deixar a franquia — devido aos problemas com Krause –, antes de conquistar seu último título ao lado de Michael Jordan.
O dono da bola
Apesar do digno espaço dado às peças que ajudaram a montar o complexo quebra-cabeça que foi a temporada 1997-98 do Chicago Bulls, não havia outro jeito: o motivo de um documentário de mais de 10 horas ter sido feito e que tornou aquela equipe tão especial é Michael Jeffrey Jordan.
Com depoimentos de familiares, adversários, jornalistas e do próprio Michael, o documentário revisita histórias já amplamente conhecidas do fã de basquete — como o jogo em que MJ marcou 63 pontos e fez Larry Bird chamá-lo de Jesus, ou sobre as origens de sua competitividade, citando a vez em que Jordan foi rejeitado pelo time de sua escola.
Porém, ao nos levar para dentro do ônibus do Chicago Bulls, para os treinos e vestiários, e ao utilizar o passado para completar lacunas sobre o ambiente tumultuado de 1997-98, o documentário consegue jogar nova luz em um mundo que já foi intensamente coberto, analisado e dissecado.
Para quem é jovem demais e não teve a oportunidade de acompanhar a carreira de Michael Jordan, Arremesso Final é uma excelente introdução a uma das carreiras esportivas mais brilhantes da história de qualquer esporte, que nos ajuda a compreender porque o Chicago Bulls, a NBA e o basquete podem ser divididos em Antes de MJ e Depois de MJ.