metropoles.com

Técnico do Brasília vê playoffs como grande meta para 2020

Ricardo Oliveira vê a 13ª colocação como aquém do esperado para o time, que, neste momento, não avançaria à segunda fase do NBB 12

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lucas Magalhães/Especial Para o Metrópoles
Ricardo-Oliveira
1 de 1 Ricardo-Oliveira - Foto: Lucas Magalhães/Especial Para o Metrópoles

A derrota diante do Minas Tênis Clube no último domingo (29/12/2019) marcou o fim de um 2019 de altos e baixos para o Brasília. Afinal, o time iniciou a disputa do NBB 12 apontado como candidato à lanterna da competição ao final da primeira fase. As três vitórias nas quatro primeiras partidas do torneio, porém, mostraram que o único representante do DF tinha condições de desempenhar um papel melhor que os prognósticos iniciais.

A equipe, porém, passou a sofrer com problemas extra-quadra. Um imbróglio judicial envolvendo um dos patrocinadores do time tornou conturbado o ambiente no Ginásio da Asceb. Aliado a isso, o elenco comandado por Ricardo Oliveira passou a sofrer com as longas viagens para enfrentar os adversários. No duelo contra o Basquete Cearense, por exemplo, o trajeto entre Brasília e Fortaleza, que poderia levar pouco mais de duas horas em um voo direto, alcançou a impressionante marca de 14h, entre voos e conexões. Assim, a equipe terminou o primeiro turno com campanha de cinco vitórias em 15 jogos, na 13ª colocação do NBB.

“Pessoalmente, assumi o time sem uma pré-temporada. Agora, ao final do primeiro turno, é que estou pegando o jeito da equipe. Nosso objetivo é se classificar para os playoffs”, sentencia o técnico Ricardo Oliveira. Ex-auxiliar-técnico do Brasília, ele assumiu o comando após a demissão de André Germano, dispensado poucos dias antes do início da competição.

Se na temporada 2018/2019 o time brasiliense iniciou a temporada com três atletas estrangeiros (o ala/armador Zach Graham, o ala/pivô Ricky Sánchez e o pivô Windi Graterol), para esta edição do NBB, a realidade é diferente. A equipe passou por uma redução orçamentária e, a exemplo do Mogi das Cruzes, não conta com atletas “importados” no plantel. Com apenas 12 jogadores na rotação, e sem contar com o ala/armador Pedro Mendonça, que se recupera de uma artroscopia no joelho, o Brasília vive um drama, especialmente em relação à recuperação dos atletas entre as partidas.

“A gente acaba sentindo muito mais as viagens. Com elas, a gente precisa dosar o ritmo para poder chegarmos saudáveis ao final da temporada. Não podemos correr o risco de perdermos jogadores por lesão. Temos um elenco curto e ainda tivemos a baixa do Pedro Mendonça, que é um jogador muito inteligente em quadra. Mesmo assim, ficamos fora do G12 por detalhes”, lamenta. Neste momento, brasilienses e o Bauru dividem a mesma campanha. Os paulistas, porém, levam a melhor no confronto direto e, por isso, ocupam a 12ª colocação. No NBB, os 12 melhores classificados avançam à fase de playoffs da competição.

Olho no futuro
Com um time mais bem estruturado e nove jogos como mandante pela frente, o Brasília vai encarar as partidas em casa como finais de campeonato. No dia 13 de janeiro, o time recebe o Pato Basquete, em uma partida fundamental para as pretensões da equipe em avançar para a fase de mata-mata da competição.

“Todos os times do NBB se reforçaram, enquanto o nosso se manteve o mesmo. No começo do campeonato, nós conseguimos surpreender os adversários com a nossa intensidade, mas depois de quatro jogos e com as viagens, nosso jogo passou a ser bem marcado pelas outras equipes. Não será fácil, mas caso a gente se classifique para os playoffs, eu prometo uma outra alma para o plantel”, sentencia.

Além dos nove jogos em casa, o Brasília fará um décimo duelo na capital federal. Isso porque, por conta do contrato com o BRB, o Flamengo mandará o duelo diante do time brasiliense no Ginásio da Asceb. Os dois times, que fizeram as finais das duas primeiras edições do NBB, se enfrentam no dia 24 de janeiro. O Rubro-Negro ainda terá outro compromisso na cidade, sete dias depois, quando recebe o Minas Tênis Clube, também no Ginásio da Asceb.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?