Sem Lebron James, playoffs da NBA começam neste sábado (16/4)
Na temporada do 75° aniversário, os playoffs da NBA iniciam com Dallas Mavericks x Utah Jazz, às 14h. Doncic está fora por lesão
atualizado
Compartilhar notícia
Os playoffs da NBA (National Basketball Association) começam neste sábado (16/4). Com expectativa de grandes jogos e embates históricos, a maior liga de basquete do mundo promete partidas emocionantes.
Na temporada 21/22, na qual se comemoram 75 anos da NBA, foram 82 jogos de muito suor, e os apreciadores de basquete estiveram agraciados com grandes partidas e encontros que deram o que falar. A competição está prevista para ser encerrada no dia 19 de julho, caso haja o jogo 7 das finais.
Confira o primeiro colocado de cada Conferência
Conferência Oeste
O Phoenix Suns foi o melhor time da temporada regular entre todos da NBA 2021/22. O grande campeonato, com 63 vitórias e 16 derrotas, rendeu a equipe o recorde de melhor campanha da franquia.
A equipe do Phoenix Suns é liderada pelo veterano Chris Paul, que está em busca do primeiro título de NBA da carreira. O armador, que é o 5ª maior assistente da história da liga, lidera a estatística de assistência da temporada regular, com média de 10.8 por jogo. O time também conta com a estrela Devin Booker, que faz cerca de 26.8 pontos por partida.
Conferência Leste
O Miami Heat sofreu muito com lesões, como dos craques Jimmy Butler e Bam Adebayo, e, mesmo assim, conseguiu ficar em primeiro lugar da Conferência, com apenas três vitórias a mais que o quarto colocado, o 76ers, mostrando um grande equilíbrio pelo lado da Conferência Leste.
Os grandes destaques do Heat vão para o técnico Erik Spoelstra, que conseguiu gerir bem a equipe em meio a tantas turbulências e ao jovem Tyler Herro, de apenas 22 anos, com média de 20.7 pontos por partida, e que é o grande favorito para ganhar o prêmio de melhor sexto homem da temporada.
Primeira rodada dos playoffs:
Conferência Oeste
Dallas Mavericks x Utah Jazz (sábado, 14h)
Memphis Grizzlies x Minnesota Timberwolves (sábado, 16h30)
Golden State Warrios x Denver Nuggets – 21h30 (sábado, 21h30)
Phoenix Suns x New Orleans Pelicans (domingo, 14h)
Conferência Leste
Philadelphia 76ers x Toronto Raptors (sábado, 19h)
Boston Celtics x Brooklyn Nets (domingo, 16h30)
Milwaukee Bucks x Chicago Bulls (domingo, 19h30)
Miami Heat x Atlanta Hawks (domingo, 14h)
Corrida ao MVP (Most Valuable Player)
A disputa do maior prêmio individual da NBA, pelo quarto ano consecutivo, será para um jogador de fora dos Estados Unidos. A briga pelo MVP ficará entre os jogadores Nikola Jokic (sérvio), Giannis Antetokounmpo (grego) e Joel Embiid (camaronês).
Confira algumas estatísticas dos grandes favoritos ao prêmio de MVP
Nikola Jokic, pivô do Denver Nuggets
- Pts: 27.1
- Reb: 13.8
- Ast: 7.9
- Rbd: 1.5
- Blq: 0.9
Giannis Antetokounmpo, ala-pivô do Milwaukee Bucks
- Pts: 29.9
- Reb: 11.6
- Ast: 5.8
- Rbd: 1.1
- Blq: 1.4
Joel Embiid, pivô do Philadelphia 76er
- Pts: 30.6
- Reb: 11.7
- Ast: 4.2
- Rbd: 1.1
- Blq: 1.5
A grande decepção
A campanha mais frustrante da temporada regular da NBA foi, sem dúvidas, a da franquia Los Angeles Lakers. Cercado de expectativas após trazer grandes nomes, como Russell Westbrook e Carmelo Anthony para auxiliar a dupla Lebron James e Anthony Davis, a equipe ficou amargurando apenas a 11ª posição. Ficando de fora até mesmo do play-in (repescagem).
Na temporada 21/22 a equipe do Lakers ficou com 31 vitórias e incríveis, para o bem ou para mal, 49 derrotas.
Mesmo ter Lebron James no time, com média de 30.1 pontos por partida, não foi o suficiente para levar a equipe de Los Angeles para os playoffs. A maior decepção do elenco foi Westbrook, que, com o 4° maior salário da NBA ($44.211.146), terminou a temporada tendo 3.8 perdas de posse por partida. A péssima campanha acabou com a demissão do técnico Frank Vogel.
Já é a segunda vez em 4 temporadas que Lebron James ficará fora dos playoffs pelos Lakers, a primeira vez foi no ano de estreia do craque estadunidense, em 18/19, quando ficou em 10ª lugar.
(*) Mateus Arantes é estagiário do Programa Mentor e está sob supervisão da editora Maria Eugênia