Sem a bolha, temporada da NBA segue aos trancos e barrancos em meio à pandemia
Até o momento, 19 jogos da temporada regular já tiveram de ser adiados por causa do risco de disseminação do coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
A NBA se tornou uma liga-modelo pela forma como decidiu retomar a temporada 2019-20 no segundo semestre do ano passado. Em meio à pandemia de coronavírus, foi montada uma espécie de bolha em Orlando, na Flórida, para tentar impedir a disseminação da Covid-19 entre seus jogadores, treinadores e demais funcionários.
O experimento foi um sucesso. Entre 9 de julho e 11 de outubro, quando o Los Angeles Lakers bateu o Miami Heat no Jogo 6 das Finais e venceu o 17º título da sua história, a NBA não registrou nenhum caso de coronavírus em quase quatro meses de disputa. A realidade da temporada 2020-21, no entanto, tem sido bem diferente.
Na última quinta-feira, o repórter Adrian Wojnarowski noticiou que a liga havia decidido adiar três jogos consecutivos do Memphis Grizzlies, elevando a 19 o total de jogos adiados desde que a temporada começou, em 22 de dezembro de 2020.
Embora o Memphis Grizzlies só tenha um jogador contaminado com o coronavírus no momento — o pivô Jonas Valanciunas –, a liga tem orientado que os times isolem outros atletas que tiveram contato com pessoas contaminadas. Dessa forma, a equipe não teria o mínimo de oito jogadores disponíveis para as próximas partidas, política que tem explicado o alto número de adiamentos na atual temporada.
Dessa forma, além de jogos adiados, os times que tiveram casos de coronavírus em seus elencos mas que conseguiram juntar oito atletas saudáveis para realizar as partidas têm feito escalações longe das ideais e que afetam a competitividade do campeonato, uma das principais críticas dos fãs e imprensa com a decisão de não suspender a temporada.
No último dia 9, por exemplo, o Philadelphia 76ers, que vinha sendo um dos melhores times da temporada, enfrentou o Denver Nuggets com apenas sete jogadores disponíveis, graças aos protocolos de segurança e lesões: Danny Green, Dwight Howard, Tyrese Maxey, Tony Bradley, Isaiah Joe, Dakota Mathias e Paul Reed, muito distante do esquadrão formado por estrelas como Ben Simmons, Joel Embiid e Tobias Harris. O resultado, é claro, foi a derrota: Nuggets 115 x 103 76ers.
Apesar do alto número de jogos adiados, a NBA tem apostado na tendência dos casos diminuírem com o reforço nos protocolos de saúde. Na última semana, apenas 11 jogadores testaram positivo para a Covid-19, uma diminuição de cinco casos em relação à semana anterior.
Em relação aos protocolos mais restritos, a liga decidiu que os jogadores não serão mais autorizados a deixar seus hotéis durante partidas fora de casa, exceto para irem a treinos e jogos. Além disso, pessoas que não fizerem parte das equipes não serão autorizadas a entrarem nos quartos dos atletas. A NBA também tem disponibilizado seguranças à beira da quadra para lembrar aos jogadores sobre a distância mínima autorizada nos aquecimentos pré-jogo e nos cumprimentos pós-jogo, e que os envolvidos limitem os cumprimentos a toques com o punho e cotovelos, utilizando máscaras, como a liga orientou, em comunicado.
Quanto aos jogos adiados, eles deverão ser realizados na segunda metade da temporada, a partir do dia 11 de março. O calendário da metade final do campeonato ainda não foi divulgado pela NBA.