Seleção feminina de basquete estreia em Pré-Mundial na Sérvia
As duas melhores seleções garantem vaga para o Mundial de 2022 na Austrália, país que já está confirmado na competição
atualizado
Compartilhar notícia
A Seleção Brasileira feminina de basquete enfrenta seu primeiro compromisso no ciclo de Paris 2024: a disputa do Pré-Mundial de basquete, que começa nesta quinta-feira (10/2), em Belgrado, na Sérvia.
O Brasil enfrenta a Austrália, Coreia e Sérvia e os confrontos garantem duas vagas para a Copa do Mundo de 2022, que acontece em setembro, na Austrália. Como a Seleção Australiana já tem sua vaga garantida, por ser a anfitriã da competição, as outras três equipes participantes buscam estar entre as duas melhores seleções para se classificarem.
Diferentemente do basquete masculino, que tem 32 times disputando o Mundial, a seleção feminina precisa estar entre os 12 melhores países. A classificação também é feita de maneira distinta: entre os homens, são realizadas eliminatórias continentais, enquanto as mulheres garantem vaga por meio do Pré-Mundial, disputado por 16 seleções.
Neste ano, a Seleção Brasileira, que ficou de fora das Olimpíadas de Tóquio, não contará com os dois maiores nomes do basquete nacional nos últimos anos, Damiris Dantas e Clarissa dos Santos. As duas alas-pivôs ficaram de fora da convocação por conta de lesões.
Em um contexto de tensão, a Copa do Mundo de 2022 relembra uma data histórica para o basquete feminino do Brasil: o dia 12 de junho de 1994. A Seleção Brasileira, que contava com Hortência, Magic Paula e Janeth, venceu a China por 96 a 87 e conquistou o Mundial da Austrália.
Com o campeonato sendo realizado no país depois de 28 anos, o Brasil busca sua vaga para fazer história novamente.
Confira os confrontos:
Quinta-feira (10/2): Austrália x Brasil, às 8h
Sábado (12/2): Brasil x Coreia, às 14h
Domingo (13/2): Sérvia x Brasil, às 17h
Todos os jogos serão transmitidos pela ESPN.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes