Rússia não aceita troca com EUA e atleta de basquete segue presa
Biden havia oferecido traficante de armas russo em troca da Brittney Griner, campeã da WNBA pelo Phoenix em 2014
atualizado
Compartilhar notícia
A Rússia não aceitou o acordo do EUA para liberar a jogadora de basquete Brittney Griner, campeã da WNBA, e ela segue presa por posse de drogas. Anteriormente, Biden propôs como alternativa uma troca por Viktor Bout, um traficante de armas russo condenado a 25 anos de prisão nos Estados Unidos.
A jogadora Brittney Griner, de 31 anos, utilizava cannabis medicinal para “dor crônica grave”, segundo seus advogados. Foi presa em um aeroporto de Moscou por acusações envolvendo óleo de haxixe encontrado em sua bagagem. A atleta se declarou culpada de acusações sobre drogas que podem levar até 10 anos de prisão na Rússia.
O governo dos EUA também quer a liberação do Paul Whelan, de 52 anos, que foi detido em um hotel de Moscou, em dezembro de 2018, acusado de espionagem, sentenciado a 16 anos de prisão. O estadunidense é um ex-executivo de uma empresa de fuzileiros navais e de segurança.
É possível baixar o Betano app? Conheça como ter o aplicativo no seu celular
Quem é Viktor Bout, a “moeda de troca”?
Viktor Bout é um traficante de armas russo apelidado de “O Mercador da Morte”. A história dele baseou o filme “Senhor das Armas”, estrelado por Nicolas Cage.
O ex-oficial militar soviético está atualmente cumprindo uma sentença de 25 anos. O russo foi preso sob a acusação de conspirar para matar estadunidenses, além de adquirir e exportar mísseis antiaéreos e fornecer apoio material a uma organização terrorista.