metropoles.com

Russell Westbrook é o maior fracasso do “gerente” LeBron James

Apontado como um dos favoritos ao título, Lakers ocupam apenas a 8ª colocação da Conferência Oeste, com 22 vitórias e 23 derrotas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Justin Ford/Getty Images
Los Angeles Lakers Westbrook LeBron James
1 de 1 Los Angeles Lakers Westbrook LeBron James - Foto: Justin Ford/Getty Images

No final do jogo entre o Los Angeles Lakers e o Indiana Pacers na última quarta-feira (19/1), duelo que a equipe californiana perderia por 111 x 104, o técnico Frank Vogel decidiu colocar o armador Russell Westbrook no banco.

Apesar de boatos sobre sua estabilidade no emprego, Vogel afirmou que a decisão de colocar uma das estrelas do time no banco contou com amplo apoio da diretoria.

Westbrook terminou a partida com 14 pontos e um aproveitamento de 5/17 dos arremessos de quadra. Nos seis jogos anteriores ao duelo contra o Pacers, Russell teve aproveitamentos de 5/15 (33%), 7/15 (46.7%), 2/14 (14%), 2/12 (16%), 4/14 (28%) e 7/19 (36%). Além disso, o armador é o quarto que mais desperdiça bolas na liga, com média de 4.2 turnovers por partida. Uma contribuição aquém do esperado para um jogador que recebe US$ 44 milhões de salário na temporada — mais uma opção de US$ 47 milhões para a próxima — e que foi trazido para compartilhar os deveres de criação de jogadas com LeBron James.

O mais trágico da situação é que Westbrook não precisava necessariamente ser um Laker. Durante a última off-season, diversas reportagens deram conta de que Los Angeles e Sacramento estiveram perto de realizar uma troca que enviaria Kyle Kuzma e Montrezl Harrell para os Kings, enquanto os Lakers receberiam Buddy Hield, um arremessador de elite que poderia ajudar o time dourado e roxo com seus problemas de espaçamento e arremesso de longa distância (os Lakers são apenas o 16º melhor time da liga em aproveitamento de 3 pontos).

No entanto, segundo uma reportagem do jornalista Eric Pincus, do Bleacher Report, LeBron teria desempenhado um papel significativo em motivar os Lakers em optar por uma troca com o Washington Wizards, que trouxe Westbrook de volta à sua casa.

Não é incomum que franquias da NBA envolvam as suas maiores estrelas em decisões envolvendo contratações e dispensas. E quando você tem LeBron James, uma das maiores mentes do esporte, é de se esperar que ele participe da montagem do elenco.

Aos 37 anos, LeBron James é o quarto jogador na lista com mais minutos disputados (36.7). No início da temporada, o plano era fazê-lo descansar para que chegasse aos playoffs mais “inteiro”. Com os Lakers na zona de repescagem, isso simplesmente não está sendo possível.

Covid e lesões fizeram a sua parte, desfalcando os Lakers – Anthony Davis, por exemplo, não atua desde 18 de dezembro, devido a uma lesão no joelho. Porém, LeBron James, por mais que esteja fazendo sua parte dentro de quadra para manter a equipe competitiva com atuações dominantes, o “gerente” LeBron tem ampla responsabilidade em relação à temporada complicada que Los Angeles está passando.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?