metropoles.com

Ranking: mesmo após vexame no Mundial, EUA seguem em 1º e Brasil é 11º

Das 30 primeiras colocações, apenas duas não tiveram alterações: justamente as duas primeiras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DI YIN/Getty Images
Donovan Mitchell
1 de 1 Donovan Mitchell - Foto: DI YIN/Getty Images

A disputa do Mundial de Basquete Masculino, encerrado no último domingo (15/09/2019) na China, mexeu bastante no ranking da Federação Internacional de Basquete (Fiba), que divulgou nesta quinta-feira (19/09/2019) a atualização de sua lista. Das 30 primeiras colocações, apenas duas não tiveram alterações: justamente as duas primeiras.

Mesmo após o vexame de ficar na sétima posição, na pior campanha da história, os Estados Unidos seguem na liderança e são seguidos de perto pela agora atual campeã Espanha, que encurtaram a distância de pontos.

Desde a conquista do Mundial de 2010, na Turquia, a seleção dos Estados Unidos ocupa a primeira colocação do ranking da Fiba. Neste período, conquistou também o título em 2014, na Espanha, e as medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e do Rio-2016. Com as campanhas na competição realizada em solo chinês, os espanhóis conseguiram reduzir para 54,9 pontos a diferença para os norte-americanos (786,4 contra 731,5).

Quarta colocada no Mundial — perdeu a semifinal para a Espanha e a disputa do terceiro lugar para a França —, a Austrália foi um dos países que mais subiu na atualização do ranking e está agora em terceiro lugar, com 673,6 pontos. O país da Oceania é seguido de perto pela vice-campeã Argentina, em quarto, e pelos franceses, em quinto.

O Top 10 da lista da Fiba é completado pela Sérvia, que caiu da quarta para a sexta posição ao terminar em quinto no Mundial, Grécia, Lituânia, Rússia e República Checa. Os checos foram os que mais subiram entre os 10 primeiros colocados — saiu do 24º para o 10º posto.

Eliminado na segunda fase com derrotas para República Checa e Estados Unidos — depois de vencer Nova Zelândia, Grécia e Montenegro na primeira —, a Seleção Brasileira encerrou o Mundial na 13ª colocação. Foi o suficiente para ganhar uma posição no ranking e assumir o 11º lugar.

Pré-Olímpicos
Com a atualização do ranking, a Fiba anunciou nesta quinta-feira os oito convites para a disputa dos quatro Pré-Olímpicos Mundiais, que serão realizados entre 23 e 28 de junho de 2020 e darão as quatro últimas vagas ao Jogos de Tóquio-2020.

O Brasil conseguiu a sua vaga ao ficar entre os 16 primeiros do Mundial, fora os que se classificaram diretamente para os Jogos Olímpicos — casos de Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Austrália, Nigéria e Irão, além do país-sede Japão.

Pelas Américas vão Uruguai e México; pela Europa irão Croácia e Eslovênia; pela África receberam convite Angola e Senegal; e pela Ásia/Oceania estarão China e Coreia do Sul. Com o Brasil, eles se juntam a Canadá, República Checa, República Dominicana, Alemanha, Grécia, Itália, Lituânia, Nova Zelândia, Polônia, Porto Rico, Rússia, Sérvia, Tunísia, Turquia e Venezuela.

Serão quatro grupos de seis equipes e apenas o campeão de cada um dos Pré-Olímpicos se classificará para os Jogos Olímpicos. Ainda não foram anunciados os grupos e os países-sede de cada evento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?